Existem algumas dicas de produtividades que as pessoas que trabalham em casa devem seguir. São itens importantes que vão ajudar no seu rendimento. Se você tem dificuldades em relação a concentração e não consegue realizar as atividades propostas, as nossas dicas vão ser ainda mais importantes nesse momento.
Trabalhar em casa oferece algumas oportunidades interessantes, já que assim a pessoa não precisa pegar o carro ou o ônibus para ir até o serviço e para voltar de casa. Durante a pandemia do Novo Coronavírus muitas empresas passaram a adotar esse estilo. Confira agora as melhores técnicas para quem deseja manter a sua produtividade elevada.
1 – Planeje o seu dia
Quem trabalha em casa deve utilizar um planner, que serve como uma agenda, onde poderão ser registradas datas e servirá para ajudar em todas as suas metas. O planner ajuda você a planejar a sua vida em curto, médio e longo prazo. Com ele ficará mais fácil para dar uma visão geral para as suas metas e tarefas.
Quem não planeja o seu dia certamente não consegue ter uma boa produtividade. É preciso desenvolver no dia anterior mesmo a rotina de serviços que pretende executar no dia seguinte. O planejamento é fundamental para quem atua no home office, seja sempre ou durante a pandemia do Coronavírus.
2 – Tenha um espaço adequado para as atividades
Para que a sua produtividade não seja afetada, é importante que tenha um local adequado para a realização de suas atividades. O modelo de home office tem sido muito adotado por empresas com escritórios, ou seja, onde as atividades são realizadas no computador. Se esse é o seu perfil profissional, saiba que é importante ter um local adequado.
Quando a pessoa trabalha no quarto, deitada na cama e com o notebook no colo, a tendência é que os resultados não sejam os mesmos. Se tem uma escrivaninha na sua casa, o melhor a fazer é ir até lá e utilizar esse espaço durante os dias de trabalho em casa.
3 – Tenha prioridades
Existem modelos de agenda que ajudam a você definir quais são as suas prioridades para o dia. As tarefas que não contam com urgência devem ser eliminadas da sua lista, já que elas vão apenas atrapalhar na realização das tarefas mais importantes.
A partir disso, é importante fazer uma coisa de cada vez, ainda mais se as tarefas são complexas e exigem foco. Quando tentamos realizar mais de uma atividade por vez, não damos a devida importância que elas merecem, por isso podem acabar sendo feitas de maneira errada.
4 – Foque na produtividade
Existem algumas ferramentas que podem ser utilizadas para ajudar na sua produtividade. O Google Now, por exemplo, pode ser instalado em smartphones, tablets e notebooks, sendo um ótimo assistente pessoal. O Adobe Spark também tem função parecida, nele você consegue listar toda as suas tarefas diárias.
A concentração é muito importante para a sua produtividade, que certamente será melhorada seguindo todos os conselhos que apresentamos por aqui.
5 – Cuide do seu sono
Não é porque você está trabalhando em casa que poderá dormir e acordar tarde. Aliás, é importante ter uma rotina, fazer exercício físico e acordar cedo para conseguir desenvolver as suas tarefas da melhor maneira possível. Com 5 ou 10 minutos a mais será possível fazer tarefas que não seriam possíveis.
E em relação ao momento de dormir, é fundamental ter um bom sono, já que isso será fundamental para aumentar a sua produtividade. Tente ficar longe da televisão, do computador e do celular nos momentos antes de ir dormir.