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4 erros que levam à falência de PMEs no Brasil

em Destaques
quinta-feira, 20 de março de 2025

Felipe Cintra, CEO do Grupo MXE, destaca os fatores que colocam o crescimento dos negócios em risco

Cerca de 20% das empresas empregadoras morrem no primeiro ano de atividade no Brasil, segundo dados do IBGE. Apesar de fatores como falta de capital, baixa demanda e dificuldades de gestão financeira serem apontados como os principais responsáveis pelo encerramento precoce de negócios, um problema silencioso tem impacto decisivo nesse cenário: a ausência de processos estruturados e eficientes.

Para o Grupo MXE, referência em soluções educacionais voltadas para empresários e suas empresas, a falta de processos claros, padronizados e replicáveis é uma das maiores causas ocultas da estagnação e falência de pequenas e médias empresas (PMEs). “Sem processos bem definidos, o negócio depende exclusivamente da figura do dono, que precisa estar presente em todas as etapas para garantir que tudo aconteça. Isso impede escala, gera erros recorrentes e dificulta a retenção de talentos”, explica Felipe Cintra, CEO e fundador do Grupo MXE.

4 erros comuns na falta de processos que podem levar à falência de uma empresa:
• Falta de processos e atividades claras:
A ausência de definição e documentação de processos internos dificulta a execução eficiente das tarefas, gera retrabalho e desorganização, impactando diretamente na produtividade e nos resultados da empresa.
• Gestão financeira manual: A ausência de processos automatizados para controle de receitas e despesas aumenta o risco de erros, custos desnecessários e fraudes.
• Treinamento ineficaz: Sem um método para integração e capacitação, novos colaboradores levam mais tempo para se conectar com a empresa e atingir a performance ideal.
• Vendas sem padrão: Falta de scripts, etapas definidas e acompanhamento consistente reduz as taxas de conversão.

Soluções práticas para empresários evitarem esses gargalos:
• Mapeamento de processos: Identificar todas as etapas críticas da operação e documentar cada uma delas.
• Automação: Utilizar ferramentas digitais para padronizar e agilizar processos financeiros, de vendas e atendimento.
• Treinamento contínuo: Criar uma trilha de aprendizado para garantir que todos os colaboradores estejam alinhados e capacitados.
• Indicadores de performance: Definir métricas claras para monitorar a eficiência dos processos e corrigir desvios rapidamente.
“O crescimento sustentável só acontece quando o empresário consegue sair da operação e atuar na estratégia. E isso só é possível com processos rodando de forma independente e eficiente”, finaliza o CEO.