Em resposta ao aumento de casos do novo coronavírus no Brasil, estados e municípios brasileiros decretaram o fechamento de empresas e comércios para a manutenção do isolamento social. A medida trouxe impactos negativos nas receitas de empresas do país. Para a professora de Administração da Faculdade Presbiteriana Mackenzie Rio, Nayara Cardoso, embora o momento seja delicado, é preciso se adaptar às novas realidades do mercado.
“Estamos vivenciando um cenário difícil para os negócios, por isso, é importante adaptar produtos e serviços para manter as empresas, os empregos e a renda das pessoas. Inovar e renovar os empreendimentos podem trazer bons resultados para enfrentar a crise causada pela pandemia”, analisa. A professora lista ainda dez dicas para empreender em época de pandemia:
- Neste momento, é necessário se aproximar dos clientes. Use as mídias disponíveis para fazer contato, criar uma relação de empatia e proximidade, além de apresentar seus produtos e serviços, e as facilidades que você disponibiliza (como meios de pagamento, opções de recebimento do produto).
- Sempre deixe claro para os clientes os cuidados de higienização tomados em todo o processo que envolve seu serviço ou produto.
- Adeque os produtos ao momento e pratique preços justos.
- Nem todos os produtos são realmente necessários e isso implicará em queda nas vendas. É urgente se reinventar. Caso isso não seja possível, busque parcerias com outras empresas. Isso pode trazer novas oportunidades de negócios.
- Muitos empresários não têm estrutura para enfrentar esse momento, mas produtos e serviços são de extrema necessidade. É possível colaborar com outras empresas em ações de marketing de relacionamento, desenvolvimento de ferramentas digitais para a produção e até mesmo entrega de mercadorias, etc.
- Abrace a causa e mostre engajamento com o atual momento, aderindo a campanhas como “distância salva”, por exemplo.
- Treine a equipe. Estamos vivenciando um momento totalmente novo, por isso é necessário termos pensamentos, comportamentos e posicionamentos novos.
- Reveja todos os processos. Busque identificar os gargalos, falhas e custos excessivos. Aprenda a fazer o melhor com menos e entregar uma experiência positiva para o cliente. Ajuste tudo. O mais importante é se adaptar sem perder a qualidade e muito menos a confiança dos clientes.
- Esse momento já está provocando mudanças de impacto profundo. Entrar no mundo digital, permitir e provocar a inclusão digital são sinônimos de inclusão social. As empresas que se dedicarem a esse aspecto trarão contribuições realmente relevantes para humanidade.
- Para o dia a dia das empresas é necessário observar as determinações dos órgãos oficiais e todas as ações recomendadas
Fonte: Universidade Presbiteriana Mackenzie/Rio