A História do Jiu-Jítsu Brasileiro: Do jujútsu ao jiu-jítsu brasileiro
Kauê Bizzar – Autografia – Trabalho bem elaborado, que informa de maneira fluida e consistente, a gênese desse esporte que envolve muita disciplina e flexibilidade corporal que ensejam um caráter de plena retidão. Conta ainda, algumas mini biografias de grandes campeões nacionais mundo afora. Seus feitos são relatados de maneira exemplar, enfocando denodo e obstinação. Esclarecedor.te.
O Homem Subjugado: O dilema das masculinidades no mundo contemporâneo
Malvina E. Muszkat – Summus – A mestre em psicologia clínica, realizou um trabalho com boa profundidade, no qual, valeu-se de sua vasta experiência ao traçar um retrospecto antropológico sobre a masculinidade humana, dando-nos conta desde primórdios, culminando a momentos atuais, sobre a prevalência fálica em algumas sociedades. Não é um tratado feminista, nem contra ou a favor deste ou daquele. O viés proposto é de uma possível convivência, sem “litigâncias” sociais, para a prosperidade comum. Impactante.
Fomos Planejados: A maior descoberta científica de todos os tempos
Marcos N. Eberlin – Mackenzie – O mestre em química, que além de uma série de atributos, reconhecido e laureado internacionalmente, fundou o Laboratório Thomson de espectrometria de massas, lançou uma obra envolvendo trabalho de vulto e muito fôlego, que explica, na forma de contra ponto, lastreado única exclusivamente, em dados científicos bastante claros, qual a ciência mais assertiva para entendermos a origem da vida e suas evoluções: Teoria da Evolução ou Teoria do Design Inteligente ? Válido para antropólogos, professores e ou qualquer pessoa que deseje entender o valor da ciência em nossas vidas. Confronta o status quo. Inquietante! Muito esclarecedor.
Histórias Narradas por Apenas Seis Palavras
Hans Freudenthal – Edicon – 117 paginas contendo frases com seis palavras. Quase consegui imitá-lo! Uma obra genial de um autor, que do auto dos seus 90 anos, com muita jovialidade, vive inovando. Um passo a mais e melhor que haikai . Uma expressiva obra de uma alma sempre inquieta. Ótimo!!