5 Insights da NRF 2020

A minha experiência na maior feira de varejo do mundo

Pedro Dias (*)

A NRF (Nation Retail Federation) é a maior associação comercial do mundo e que todos os anos, realiza o seu Congresso, para discutir e compartilhar conteúdos sobre tendências, tecnologias e transformações nas principais empresas de varejo do mundo. Nesse ano reuniu mais de 40 mil pessoas, 800 expositores e 300 palestras no Jacob Javits  Convention Center, localizado na 11° entre as ruas 34 e 40, em Hell`s Kitchen, Manhattan, Nova York.

Nesse artigo, quero compartilhar com vocês, 5 insights que eu trouxe dos EUA, para ajudar no processo de transformação da sua empresa e da sua equipe, para que você acompanhe, tudo o que há de mais novo no varejo mundial.

Vem comigo!

  1. Humanização no atendimento:

As empresas devem se transformarem mas sem perder a sua essência. A tecnologia veio para melhorar processos, estratégias, impactar a experiência do cliente, mas não para substituir o “olho no olho”,as emoções humanas e os laços que a loja física promove no consumidor, nunca poderão ser esquecidos. Por isso, reflita nesse momento, em quais pontos o seu atendimento deve ser melhor, para você gerar ainda mais conexão com o seu cliente.

2.)  O cliente é o centro de tudo:

Os clientes devem ser ouvidos. Você e seu time devem criar processos para coleta de informações das percepções dos seus clientes, em relação a tudo que a sua empresa proporciona. Ou seja, a sua arquitetura de estratégias e processos, devem ter um padrão de melhoria contínua baseado nas informações fornecidas pelos clientes e do seu time, assim você poderá oferecer melhores produtos e serviços, baseado nas necessidades das pessoas que conhecem a sua empresa.

3.) Jornada do cliente:

A sua empresa deve pensar em toda jornada de compra do cliente (antes mesmo dele chegar no ponto de venda), ou seja, desenhar uma jornada (pré-durante-pós) compra, é fundamental para você promover uma experiência de compra positiva para a sua base de clientes. Além dessa visão macro, a Farmácia deve pensar em microexperiências dentro do próprio PDV (ponto de venda). Sendo assim, esse cliente é ainda mais impactado, no momento que está in loco, provocando impactos positivos na sua decisão de compra.

4.) Interpretação de dados:

Você tem um arsenal de dados na sua empresa que são gerados todos os dias e que precisam ser minerados para você melhorar suas estratégias e ser mais assertivos no mercado em que atua. Os dados que a sua empresa gera, se não forem interpretados e discutidos, isso fará com que ela perca a oportunidade de crescer nesse mercado competitivo. Em paralelo, você deve ter uma disciplina de execução, para provocar essa mudança de comportamento no time, para que ocorra essa transformação aconteça de forma rápida e assertiva.

5.) Personalização do cliente:

Como cada um dos seus clientes possuem uma necessidade ou desejo, cada um deles, devem ser tratados como ÚNICO, ou seja, você deve saber tão bem sobre os hábitos de consumo, sobre os interesses individuais, que chega ao ponto, que ele perceba, que o seu atendimento, a sua oferta de produtos e serviços, tudo em sua loja, foi realizado pensado nele. Dessa forma, isso aumenta sua percepção de valor e em uma tomada de decisão, ele compra em sua a loja e não dos seus concorrentes.

Ao você entender esses conceitos, provoque uma reflexão no seu time de gestores, e desenhem um plano de transformação da sua empresa, para que você impacte de forma cada vez mais assertiva, todas as pessoas que consomem seus produtos e/ou serviços.

            Forte abraço, do amigo Pedro Dias.

(*) É Consultor EMS/Grupo NC. Membro dos Empreendedores Compulsivos. Especialista em Treinamento & Desenvolvimento de Pessoas. Autor do livros: Pílulas de Gestão e Tenha Cicatrizes. Pedro Dias já capacitou mais de 100 mil executivos em todo Brasil. Contato: pedro@institutopedrodias.com.br e Instagram: @institutopedrodias

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