Anderson Benetti (*)
Os varejistas que desejam lucrar mais na Black Friday precisam ter em mente que a hora de se preparar para data mais rentável do ano, é agora.
O levantamento realizado pela plataforma Gente da Globosat, chamado Termômetro de Consumo, mediu a expectativa dos consumidores para a data e apontou que 50% dos brasileiros pretendem comprar algum produto na Black Friday 2022. Este número representa um crescimento de 3% em comparação a 2021.
Ainda de acordo com a pesquisa, dentre todos os canais de compra, o e-commerce foi o destaque de 2021, totalizando R$4,2 bilhões de vendas e 5,6 milhões de pedidos. No entanto, para este ano, a principal tendência é o consumo omnichannel, com a possibilidade de compra online e retirada na loja física. Por esse motivo, é preciso alinhar todos os processos que integram loja física e e-commerce se a ideia é oferecer uma boa experiência de compra.
Entre os principais desafios que tornam a experiência de compra positiva, estão o bom atendimento, cumprimento de prazos, agilidade e qualidade. E para garantir que todas as etapas sejam percorridas com êxito, mecanismos de automação se tornam essenciais. Destaco algumas que considero fundamentais. Confira:
- – Logística inteligente – Como se sabe, com a Black Friday há uma enorme movimentação de compra e venda, consequentemente os consumidores tendem a ser ainda mais imediatistas depois de clicarem no botão ‘finalizar a compra’. Afinal, muitos deles esperam o ano todo pelas promoções do período.
Levando em consideração a nova tendência de consumo omnichannel, adicionar agilidade à gestão de transportes através de uma solução logística, tanto para entregas em casa quanto para o deslocamento dos centros de distribuições até as lojas físicas, vai garantir uma maior produtividade, redução de frete e eficiência das rotas planejadas, além de assegurar que o cliente poderá retirar sua compra na data esperada.
- – Gestão de armazenamento – Prometer apenas o que se pode cumprir é outro requisito básico para uma boa experiência de compra. Isso quer dizer que em hipótese alguma se pode vender um produto que não existe mais no estoque. Nesse caso, o sistema WMS é uma ótima ferramenta para garantir precisão das informações.
Com ele é possível registrar a entrada e saída de itens do CD, fornecer relatórios atualizados sobre o status dos produtos, além de atualizar relatórios com informações gerais sobre as mercadorias. Dessa forma, a satisfação do cliente não é comprometida ao fazer uma compra e não a receber.
- – Atendimento ao consumidor – Ao mesmo passo em que as vendas aumentam na Black Friday, há uma crescente no número de clientes entrando em contato com as empresas. Para oferecer um suporte ágil e eficiente, integrar o SAC a uma plataforma CRM que gerencia e documenta todas as informações geradas durante o atendimento proporciona uma experiência mais assertiva e prática.
Se a assistência, nesta etapa, superar as expectativas do cliente, há grandes chances de fidelizá-lo no pós-venda. Além de auxiliar em todo o processo de vendas em datas como a Black Friday, as tecnologias são essenciais para a tomada de decisão dessas empresas envolvidas na data.
Por meio de uma gestão cada vez mais digital, o varejo ganha também agilidade para responder a imprevistos, especialmente em datas tão voláteis como essa. Um cuidado que fica ainda mais latente se pensarmos em tudo que vivemos nos últimos dois anos.
(*) – É Head de Produto da Senior Sistemas (https://www.senior.com.br/).