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Plataformas internacionais e segurança no preço: fatores para importações

em Artigos
quinta-feira, 27 de junho de 2024

Leonardo Baltieri (*)

No primeiro trimestre, o volume de importação de pequenos valores acumulou US$ 2,7 bilhões, mais de 10% acima em relação ao mesmo período do último ano, segundo levantamento realizado pela Vixtra, fintech de soluções para importadores, com base em dados do Banco Central.

O crescimento desse número revela uma retomada do setor, visto que, no ano de 2023, as importações no segmento contaram com um recuo de 23% em relação a 2022.
Historicamente, as importações de pequenos valores no Brasil desempenham um papel importante no acesso a produtos estrangeiros.

No entanto, os debates a respeito de cobranças de impostos para compras de até US$50 desestimulou essas importações no último ano, levantando a uma incerteza e insegurança diante das cobranças alfandegárias, o que, consequentemente, gerou uma redução significativa no volume importado.

Ppor outro lado, com o adiamento da votação no Senado sobre o início da cobrança do novo imposto , além do crescimento do comércio eletrônico e do aumento na busca por opções de compras mais econômicas, houve uma retomada gradual dessas importações. Em complemento a essa retomada do mercado, há ainda a chegada da Temu, e-commerce chinês do grupo Pinduoduo, ao Brasil.

Conhecida fora do país por sua vasta gama de produtos a preços competitivos, a plataforma chega com a oportunidade de capturar uma fatia significativa do mercado, especialmente entre os consumidores em busca de conveniência e variedade, visto que seus produtos estão distribuídos em mais de 30 categorias diferentes, como roupas femininas, masculinas e infantis, além de calçados, produtos para pets, jóias e acessórios.

A expectativa para o decorrer do ano é que as importações de baixo valor aumentem à medida que proporcionem segurança e previsibilidade aos consumidores em relação aos custos finais, uma vez que a definição final do imposto que será cobrado seja amplamente divulgada. Por outro lado, a decisão do novo imposto visa fomentar o comércio nacional, e pode viabilizar um maior investimento em produtos locais, desestimulando a importação por conta dos custos finais.

Assim, a dinâmica do mercado interno, em concorrência com a capacidade das plataformas internacionais de oferecerem produtos competitivos, será decisiva para moldar o cenário das importações de pequenos valores ao longo do ano. Por fim, é importante lembrar que as plataformas internacionais impactam de forma positiva o poder de compra dos brasileiros por oferecerem opções acessíveis e diversificadas, além de estimular a concorrência no mercado.

Essa variedade não apenas atende às necessidades e preferências do público, mas também exerce um papel fundamental na manutenção de preços competitivos ao consumidor.

(*) – É co-CEO da Vixtra (https://vixtra.com).