139 views 3 mins

Planejar uma carreira não anula a identificação com a profissão

em Artigos
quinta-feira, 02 de fevereiro de 2023

Alexandre Slivnik (*)

Quando o assunto é a escolha de uma carreira profissional, muitas dúvidas e inseguranças começam a se criar no pensamento das pessoas.

Alguém que está prestes a escolher um curso e entrar na faculdade, por exemplo, sente uma enorme falta de confiança para tomar uma decisão, mostrando que ainda existe muita dificuldade para se encaixar nas diversas áreas de atuação disponíveis no mercado.

Pensar em uma carreira para a vida toda é algo que, inicialmente, todos queremos. E sim, é preciso planejar, estudar e pensar nos seus próximos passos, mas isso não deve trazer medo de tomar decisões e seguir seu coração. Porque, muitas vezes, o medo de arriscar nos impede de evoluirmos.

Por outro lado, algumas pessoas passam a vida inteira buscando fazer o que amam, mas esquecem de aprender a amar aquilo que já fazem. E esse é um dos pontos mais importantes para ter sucesso na sua carreira profissional.

As coisas que gostamos podem influenciar em muitas coisas relacionadas às nossas carreiras, mas não devem ser algo decisivo. Eu, por exemplo, no início da minha carreira, odiava falar em público e era extremamente introvertido. Jamais imaginaria que me tornaria palestrante ou, até mesmo, um escritor de livros.

É preciso ter uma mente aberta e entender que, muitas vezes, a vida trará oportunidades que, inicialmente, não parecem se encaixar com nossos objetivos. Mas em dado momento, será possível notar que algumas decisões são cruciais para estabelecer uma carreira estável em um mercado tão competitivo.

Claro, é possível mudar o trajeto e escolher outro caminho. Mas é importante saber que, não importa qual área de atuação você escolha, sempre existirão obstáculos.

Na minha visão, começar uma carreira que lhe agrade e, não necessariamente, seja bem remunerada, é importante porque muitas pessoas buscam a carreira a partir do dinheiro e são infelizes.

O dinheiro, nada mais é, do que a consequência da paixão que colocamos no nosso trabalho.

A sua escolha profissional deve te envolver, te fazer pensar e, acima de tudo, te fazer sentir que alcançou ou irá alcançar o sucesso em algum momento.

(*) – É diretor executivo do Institute for Business Excellence, em Orlando/EUA, vice-presidente da Associação Brasileira de Treinamento e Desenvolvimento e diretor do Congresso Brasileiro de Desenvolvimento (www.alexandreslivnik.com.br).