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O cenário do mercado de licenciamento no Brasil

em Artigos
quarta-feira, 19 de setembro de 2018

Felipe Rossetti (*)

A empresa que trabalha com produtos licenciados precisa estar antenada com as novidades deste nicho de mercado.

O sucesso de filmes, séries de televisão e videogames faz com que muitas pessoas, jovens e adultos, queiram ter uma recordação de seus personagens preferidos em suas casas ou locais de trabalho. Essa é a ideia por trás do mercado de licenciamento de produtos, um nicho que permite aos fãs comprarem diversos itens com a marca de seus heróis e celebridades favoritos.

Esportes, Televisão e Internet são apenas algumas áreas que lucram com a venda desses produtos – mas é o universo geek que se transformou em sua principal fonte de receita. Utilizar uma determinada marca, imagem ou propriedade intelectual e artística registrada, e transformá-la em produto, rendeu R$ 18 bilhões para o varejo em 2017, de acordo com a Abral (Associação Brasileira de Licenciamento) – um crescimento de 50% nos últimos cinco anos.

Estima-se que até o fim de 2018 serão 500 empresas licenciadas e 600 licenças disponíveis (80% estrangeiras), gerando mais de 1500 empregos diretos. Desse total, 57% corresponde exclusivamente à categoria de entretenimento, que reúne cinema e televisão e agrega franquias como Star Wars e Harry Potter e marcas como Marvel e DC Comics.

Dessa forma, a empresa que trabalha com produtos licenciados precisa estar antenada com as novidades deste nicho de mercado, principalmente os lançamentos dos principais filmes ao longo do ano e as séries televisivas que fazem sucesso com o público, seja composto por crianças, jovens ou adultos. É essencial estar no momento certo, com os produtos que agradam os consumidores e, principalmente, com a mensagem que irá impactá-los.

Por isso, o investimento em produtos voltados a este segmento exige um planejamento a longo prazo para antever as demandas.
Para descobrir se a marca que você pretende licenciar irá gerar o retorno esperado, é preciso avaliar, de forma criteriosa, as razões que explicam o sucesso e a própria compatibilidade dos valores da empresa com aqueles cultuados pelo seu público-alvo.

Vale lembrar que a marca ou personagem eleito por você não deve ter apenas uma grande exposição no mercado ou no mundo do entretenimento. É necessário que ela engaje o público a ponto de criar defensores voluntários de sua imagem. Marcas famosas como Galinha Pintadinha e Mauricio de Souza estão aí para provar que é possível ter sucesso e se tornar referência nesse mercado. Mesmo assim, o setor de licensing ainda apresenta desafios às empresas envolvidas.

O mais importante é encontrar parcerias rentáveis para desenvolver e distribuir produtos com qualidade. Essas organizações precisam compartilhar os mesmos valores e expectativas para que, juntas, possam atingir o resultado esperado. Também é preciso estar atento a todos os passos dos consumidores e entender o que os motivam e agradam. Eles estão em constante transformação.

Trabalhar com produtos licenciados é mais do que simplesmente vender produtos. Na verdade, o que você estará oferecendo às pessoas é a emoção que aquela marca ou personagem representa em suas vidas. Preço, estoque e diversidade de portfólio são importantes, sem dúvida, mas é esse sentimento que cada item suscita que representa o principal ativo do setor.

Respeitando e entendendo isso, você dará o primeiro passo o sucesso comercial.

(*) – É sócio-fundador da Piticas, uma das maiores fábricas de camisetas especializadas em estampas da cultura pop do país, produzindo 17 mil camisetas por dia.