Francisca Grostein (*)
O ambiente internacional de negócios contemporâneo vem apresentando novas demandas, obrigando as empresas a adotarem novos padrões internacionais de ação.
Há pouco tempo, para uma empresa ser bem-sucedida no mercado internacional, bastava ela ter um produto de boa qualidade e preço competitivo. Hoje, a questão da sustentabilidade – principalmente nas suas vertentes ambiental e social – passou a ser referência para consumidores internacionais.
Na medida em que as empresas brasileiras passam a incorporar esse tema da sustentabilidade nas suas ações, seus produtos tendem a ter maior aceitação no mercado internacional.
E como funcionam essas condicionantes? Segundo o Instituto Internacional para a Sustentabilidade, existem alguns fatores que, nas últimas décadas vêm induzindo as empresas a adotarem ações de sustentabilidade, como por exemplo:
• Comportamento do consumidor – em muitos países, temas como a origem da matéria prima e processos produtivos que não agridam o meio ambiente têm sido determinantes na decisão de compra de muitos produtos;
• Ambiente regulatório – as empresas exportadoras vêm aderindo a certificações ambientais sendo que algumas delas – principalmente as que atuam no mercado internacional – preferem aderir voluntariamente antes mesmo que essas certificações se tornem obrigatórias pois percebem que isso pode gerar vantagem competitiva;
• Acordos Comerciais – os acordos comerciais internacionais mais recentes já contemplam cláusulas que, de certa forma, condicionam os países membros a adotarem medidas de sustentabilidade tanto ambiental quanto social;
• Mercado financeiro – com o objetivo de obter maiores resultados e reduzir riscos, os investidores estrangeiros deixam de investir em empresas que, no seu processo produtivo, não se preocupam em preservar o meio ambiente, como por exemplo, empresas cujo processo produtivo é altamente poluente.
Para o Brasil, a vertente ambiental da sustentabilidade tem grande importância pois, entre outras consequências, o desequilíbrio ambiental poderá alterar o regime de chuvas que, por sua vez, é essencial à agricultura.
E, por ser grande exportador de produtos agrícolas, a falta de cuidado com o meio ambiente – tanto por parte do setor público, quanto do setor privado – poderá prejudicar a nossa performance de exportação do segmento do agronegócio, tão importante para a balança comercial e para a economia do País.
(*) – É professora de Administração – Comércio Exterior e membro do Núcleo Docente Estruturante, na área de Comércio Exterior, do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Presbiteriana Mackenzie.