53 views 3 mins

Mercado de trabalho aquecido e a movimentação dos negócios

em Artigos
segunda-feira, 14 de outubro de 2024

Gabriel Pérgola (*)

A economia e o mercado de trabalho aquecido têm dado o que falar em 2024. Criação de novos postos de trabalho, PIB, inflação e até mesmo tendências de vagas entre a nova geração – são muitas discussões simultâneas nesses setores.

Trazendo um recorte para a taxa de desemprego, os números mais recentes do trimestre finalizado em julho, mostram queda para 6,8%, segundo dados divulgados pelo IBGE no final de agosto – esse foi o menor índice do período em dez anos. Ainda no mesmo mês, a PNAD Contínua Trimestral, apontou que 15 estados do Brasil registraram queda no desemprego, enquanto nos outros 11 estados e no DF, ela permaneceu estável.

Com a diminuição do desemprego, é claro, vem o aumento de trabalhos formais, que movimentam a economia e trazem novas oportunidades para o país. Em junho, 201.705 novas vagas com carteira assinada foram criadas, segundo dados do Caged). Somente no estado de São Paulo, foram 499 mil novas vagas nos últimos 12 meses.

Podemos citar como um dos motivos que explica esse movimento, a tecnologia. A Inteligência Artificial, por exemplo, criará pelo menos dois milhões de empregos até 2025, de acordo com uma pesquisa do Gartner.

Com a criação de novos postos, temos a movimentação dos negócios no Brasil. Isso porque esse fluxo influencia desde o mais tradicional business, como a abertura e contratações em lojas e restaurantes, ou até mesmo nas startups.

Negócios como esse são essenciais para contribuir não só com novos empregos, mas também com a inovação do país. O crescimento de trabalhadores formais no Brasil também influencia negócios que estão inseridos no setor da própria economia, como bancos e fintechs, principalmente aqueles que trabalham com crédito.

Uma fintech que trabalha com crédito consignado, por exemplo, certamente também será beneficiada com a geração de novos empregos com carteira assinada no Brasil, já que conseguirá prestar serviço para quem quer pedir um empréstimo. Com esse dinheiro, o trabalhador pode pagar as contas de casa ou quitar dívidas, contribuindo para a circulação de dinheiro em território nacional.

O cenário atual do mercado de trabalho brasileiro permite a potencialização de novas oportunidades tanto para empreendedores, como para trabalhadores formais.

É importante que políticas de incentivo e direitos trabalhistas continuem sendo revistos, para que esse movimento possa se intensificar e continuar e permitir que o próximo ano comece com o pé direito para os brasileiros.

(*) – É fundador e CEO da Up.p (https://upp.com.br/).