Vitor Lima (*)
Sabemos que a pandemia de coronavírus dificultou o crescimento de muitos negócios.
De acordo com dados divulgados pelo IBGE, mais de 716 mil empresas fecharam as portas apenas no primeiro semestre do ano passado. Em contrapartida, outros empreendedores se reinventaram e alavancaram os seus empreendimentos, principalmente com a venda online. No ano da pandemia, o e-commerce deu um salto e atingiu R$ 87,4 bilhões, um aumento de 41% em relação ao ano de 2019, segundo informações da Ebit-Nielsen.
O e-commerce aquecido e o crescimento exponencial das vendas animaram muitos empresários do setor. No entanto, o aumento muito acima do esperado para o período também fez com que muitos negócios se perdessem, não dessem conta da demanda e, consequentemente, começassem a perder ou deixar de fidelizar consumidores. O crescimento exponencial, de maneira estruturada, deve ser algo planejado e feito com o maior nível de cuidado e preocupação.
As startups, conhecidas pelo crescimento dos seus modelos de negócio de forma acelerada e replicável, ganharam destaque na última década em virtude dos avanços tecnológicos que se incorporaram nessas empresas. Casos de sucesso do nosso ecossistema brasileiro de e-commerce como Méliuz, Olist, Melhor Envio e VTEX são grandes exemplos de camelos, ou seja, empresas resilientes e adaptáveis que têm como foco a sustentabilidade e sobrevivência.
Um exemplo para ilustrar o que estou dizendo: se uma loja virtual costuma fechar um número X de pedidos por mês e, de uma hora para outra, começa a vender o triplo, caso o empreendedor não esteja extremamente organizado e preparado para atender este aumento na demanda, o processo não dará certo. Diversos fatores podem atrapalhar, desde a falta de controle do estoque até atrasos nas entregas e na emissão de notas fiscais.
Esses erros acabam causando estresse e, o pior de tudo, a perda de clientes. Dizem que é melhor estar preparado para quando a oportunidade aparecer, e a boa notícia é que é possível estar pronto para quando o seu negócio, independente do nicho que atua, começar a alavancar. O crescimento exponencial de forma estruturada é a chave do sucesso. A primeira dica é estar sempre atualizado sobre o mercado, de olho em novas tendências e plataformas que podem ajudar na integração e automação de processos.
É comum que, depois que um empreendimento consegue uma certa quantidade de clientes fidelizados, venha a fase da acomodação. Mas é justamente neste momento que é necessário começar a estudar maneiras de crescer ainda mais rápido, seja com novas técnicas de marketing digital ou com a ajuda de marketplaces e aplicativos. A segunda dica é começar a investir em recursos que auxiliarão nos processos básicos da rotina de um e-commerce, mas que costumam demandar bastante tempo.
Por exemplo, na fase da pré-venda, para atrair clientes, é essencial estar onde os consumidores estão, ou seja, nas redes sociais e marketplaces. No entanto, é impossível que uma única pessoa dê conta de atualizar todas as informações, em todas as mídias e plataformas possíveis. Para se preparar para um crescimento nas vendas, é importante que comece a pensar em investir em pessoas ou plataformas que ajudarão a simplificar e acelerar processos. Ninguém cresce sozinho.
Se a sua empresa está passando por um momento de crescimento exponencial, isso significa que ela possui alta performance de mercado. Esse momento é sempre desafiador e, exatamente por isso, é necessário estar preparado para romper barreiras, vivenciar a inovação e se tornar adaptável às constantes mudanças.
Por isso, a terceira e última dica se torna tão importante: aposte em inovação e experimentação. Se você quer se destacar em algo, não dá para seguir fazendo mais do mesmo. Estude o seu nicho e não tenha medo de testar coisas novas e surpreender o consumidor final. Somente desta maneira, e com essa mentalidade, é possível continuar crescendo e se mantendo em destaque.
(*) – É CEO e sócio-fundador do Magis5 , Hub de Integração e Automação para vender em marketplaces (www.magis5.com.br).