Georgia Roncon (*)
Liderança não é algo que se encontra em cada esquina.
As qualidades de um líder são, em sua maioria, forjadas com base em derrotas, muita pressão e ação do tempo. Líderes com perfil inovador têm uma alta capacidade de previsão de tendências e orientação para a criatividade, a liderança transformacional é mais focada na resolução de conflitos e na maestria sobre os relacionamentos.
Mesmo você estando em início de carreira, é possível aprender e internalizar algumas características em comum desses dois estilos de liderança. E como bons líderes são raros hoje em dia, siga o fio que vamos aprender um pouco sobre as qualidades mais comuns entre os grandes dirigentes de empresas.
. As qualidades da liderança moderna – Sendo você um profundo admirador de Steve Jobs (líder em inovação tecnológica) ou de Jack Welch (liderança transformacional), deve admitir que uma coisa eles têm em comum: continuam influentes mesmo após o falecimento. Isso mostra a força de suas estratégias de liderança. Vejamos outras qualidades!
. Influência e inspiração – Bons líderes influenciam sem pedir licença. Instrutores de forças militares sempre estão em busca de recrutas capazes de conhecer, motivar e inspirar os seus times. A influência só pode ser obtida ou por meio da construção de bons relacionamentos, confiança ou por competência. Mas vale observar que nem todo líder competente é capaz de inspirar, assim como nem todo influenciador é competente. Um ótimo líder tem os dois em seu time.
. Orientação para o futuro – Toda equipe precisa de objetivos e metas claras para atingir. Elas são a sua razão de ser de uma equipe. Seja organizando uma festa de aniversário ou comandando uma empresa de bilhões, todo dirigente precisa ser capaz de ajudar o time a visualizar o todo, a recompensa, o prêmio final.
Mas não adianta levar a equipe na direção correta, adicionar pressão e não ajudá-los com as dificuldades que aparecem ao longo do caminho. Forneça as orientações necessárias e eleve a confiança que seus liderados têm em você. Isso também ajudará na retenção de seus talentos.
. Não tem medo de críticas – Não há como agradar a todos em uma equipe. A eventual promoção de um dos membros pode significar a quebra de expectativas e sonhos de outro. Como vimos em outras qualidades de um líder, a capacidade de tomada de decisões congruentes deve estar alinhada aos objetivos da equipe. Então, para reduzir os possíveis impactos negativos de suas ações, vale sentar com o time e esclarecer cada passo tomado e o quanto isso pode ser positivo em um curto espaço de tempo.
. Assumem riscos, mas calculados – Não há como. Todo bom comandante não pode ter medo de tempestades. Às vezes, ao realizar a gestão de pessoas, é necessário assumir riscos — um pouco diferente de correr riscos — e isso pode ser a melhor escolha para o andamento do projeto. Sabendo disso, mantenha sempre o seu grupo qualificado, informado e preparado para dar conta do recado quando o momento do risco chegar.
. Ensinam, mesmo em silêncio – Líderes destacam-se não apenas pelo que dizem, mas pelo seu exemplo. Eles são totalmente congruentes com o que pregam e sabem que, ao fugir de seus valores, cairão no completo descrédito de seus liderados. Atuar em um cargo de liderança não é tarefa fácil. As pessoas contam com acesso a várias referências e muitos já têm os seus gurus prediletos. Mas a compreensão das qualidades de um líder ajudará você na busca pela internalização desses conceitos.
Se quiser ser um líder melhor, busque outras vivências. A liderança transformacional está em pleno crescimento hoje em dia. E se você está em busca de novos conhecimentos, entre em contato conosco acessando a página da ECQ – Lifelong Learning para tirar proveito de nossos cursos, certificações e eventos.
(*) – Formada em Letras, possui MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela FGV. É empresária, Co-Founder do ECQ Lifelong Learning (https://ecqonline.com.br/).