Fábio Bier (*)
Muitos profissionais priorizam, na busca por trabalho, empresas que ofereçam um plano de carreira.
E muitos deles se frustram e culpam as organizações porque, na prática, esses planos não funcionam. A questão aqui é: o único responsável por desenvolver sua carreira é você mesmo. Primeiramente, é importante entender o que você almeja no plano profissional.
Você é realmente feliz no que faz? Quais habilidades, competências e comportamentos as pessoas bem-sucedidas e reconhecidas nessa profissão possuem? Você possui essas características? Se não, como pode desenvolvê-las? Em quais atividades e habilidades você precisa investir para chegar lá?
Conhecer a si mesmo – suas forças e fraquezas – é o primeiro passo para desenvolver sua carreira. Se é difícil fazer essa autoavaliação, o mercado disponibiliza diversas ferramentas de suporte, como orientação vocacional, coaching, counseling e mentoring, que poderão ajudá-lo nesse processo. Assim que você se sentir dono da sua carreira, é hora de falar com seu gestor e entender qual é a sua trilha de desenvolvimento na organização.
A trilha de carreira esclarece quais são as competências técnicas, comportamentais, experiências específicas e qualquer outro requisito necessário para cada cargo e níveis disponíveis na empresa. Cada organização tem sua forma de avaliar méritos. Esclareça o que é esperado de você, peça orientação e conselhos aos profissionais mais experientes e, principalmente, entenda como você e seus valores pessoais podem contribuir com os desafios organizacionais.
Com essa informação, verifique quais programas de desenvolvimento a empresa já oferece com foco em sua visão de carreira e aproveite as oportunidades. É importante esclarecer que, em momentos de crise, é muito comum que as empresas cortem despesas com esses programas, mas isso não pode impedir seu desenvolvimento profissional.
Monte o seu plano de ação, estabeleça atividades, deadlines, peça para que seu gestor ou alguém que você admire e em quem tenha confiança avalie o seu desenvolvimento. As organizações que melhor dão suporte ao desenvolvimento de carreira de seus profissionais são aquelas que esclarecem e são transparentes em relação aos desafios de cada posição, com métricas e indicadores de avaliação de desempenho e potencial, incluindo aspectos comportamentais valorizados pela cultura da empresa.
Quando um colaborador que conhece bem a si mesmo encontra uma empresa transparente em relação às oportunidades de desenvolvimento, o plano de carreira acontece naturalmente, e esse profissional automaticamente estará preparado para se adequar ao futuro do trabalho.
(*) – É gerente de Recursos Humanos da Husqvarna para a América Latina.