Arthur Alves (*)
Empreender é um grande desafio.
Para os desenvolvedores e agências que trabalham com a criação de sites, geração de leads, campanhas de marketing entre tantas outras possibilidades do profissional de internet, tirar uma ideia do papel e ver aquilo funcionando, gerando negócios e auxiliando pessoas é algo muito compensador.
Mas, além é claro do conhecimento técnico, o primeiro passo para todo esse trabalho é conquistar clientes. E como fazer isso? Pela internet existem diversas opções para expor o seu portfólio, fazer networking e atrair o seu público e fechar negócios. Para fazer isso de forma eficiente você deve ter uma estratégia bem definida para cada tipo de rede e pesquisar com quem quer falar, para adaptar a linguagem a cada perfil.
Por exemplo, no caso de redes sociais, se o seu público for jovem, o indicado seria o Instagram em conjunto com Tiktok. Caso mais adulto, Facebook. Para ter sucesso é preciso estudar qual a melhor abordagem em cada rede. Afinal, um vídeo para o Tiktok provavelmente não terá o mesmo efeito se replicado no Facebook, por exemplo.
O portfólio é uma das peças fundamentais para conseguir novos clientes. Com ele é possível demonstrar quais são suas capacidades, o que sabe fazer de melhor e o quão bem feito é o seu trabalho. É importante que ele seja simples e de fácil usabilidade, ou seja, o cliente final precisa visualizar o material (site e outros) e conseguir entender como isso pode se aplicar ao negócio dele.
Possuir um site também é essencial para toda a sua estratégia online. É nele que você reúne todas as informações do seu negócio, portfólio, serviços oferecidos, contato, etc. Ao criá-lo, insira a sua localidade no Google Maps (Meu Negócio). Após isso, aplique o Adwords que fará com que sua página figure nos primeiros lugares nas pesquisas.
Vale salientar a importância de realizar uma breve pesquisa 360° em sua região, assim poderá ver todas as oportunidades e possibilidades de aplicar o contato direto. Por mais que pela web seja possível arrumar negócios no mundo todo, é na sua região que você terá mais apelo.
Outro passo relevante é divulgar para sua rede de amigos. É com eles que muito provavelmente você vai conquistar suas primeiras indicações. E, fazendo um serviço bem feito, você conseguirá as tão necessárias recomendações. Afinal, você falar que é um excelente profissional é uma coisa.
Outra muito melhor é alguém que usou o seu trabalho falar que ele é bom. Seus clientes são os seus promotores, isso gera mais segurança no momento de contratar um serviço, além de precisar de zero investimento.
(*) – Graduado em Engenharia de Produção pela UFTM, possui certificado em Gestão de Marketing Digital de Alta Performance pela ComSchool e Microsoft Power BI, e é Head Locaweb PRO.