Jair Rottini (*)
A Inteligência Artificial (IA) está desempenhando um papel fundamental na reconfiguração das estruturas econômicas globais. Empresas em todo o mundo estão adotando soluções baseadas na metodologia para otimizar processos, impulsionar a inovação e tomar decisões mais informadas. Setores-chave, como finanças, saúde, manufatura e logística, estão experimentando uma revolução impulsionada pela IA.
Essa integração não apenas reflete uma busca pela eficiência, mas também uma abordagem mais personalizada na oferta de serviços. Governos também estão explorando a IA para melhorar os serviços públicos, impulsionando assim o crescimento econômico. No entanto, o aumento da prevalência da IA também levanta questões éticas, de privacidade e regulatórias que estão sendo amplamente debatidas.
Analisando a atuação geral da nova tecnologia, a IA está desempenhando um papel crucial no cenário econômico contemporâneo, proporcionando benefícios substanciais. Sua capacidade de impulsionar a eficiência operacional, fomentar inovações e criar novos modelos de negócios contribui significativamente para a competitividade global. Além disso, a automação, catalisada pela IA, não apenas aumenta a produtividade, mas também permite que as empresas concentrem seus esforços em tarefas mais estratégicas.
A rápida análise de grandes volumes de dados pela IA facilita a tomada de decisões com base em mais informações, por exemplo. Outra perspectiva é que a inteligência artificial está impulsionando o aumento da produtividade em vários setores econômicos com a automatização de tarefas repetitivas, otimização de processos, principalmente no setor de manufatura e logística, em que estão otimizando cadeias de suprimentos, resultando na redução de custos e melhor eficiência operacional.
Embora a implementação da IA esteja associada à automação, também está gerando novas oportunidades de emprego. A criação, desenvolvimento e manutenção de sistemas de IA são áreas em crescimento, demonstrando que a tecnologia não apenas substitui tarefas, mas também proporciona novas oportunidades de atuação.
A Inteligência Artificial está moldando o futuro econômico, oferecendo oportunidades e desafios que requerem uma abordagem estratégica e colaborativa para garantir benefícios sustentáveis e equitativos.
(*) – É coordenador do curso de Sistemas da Informação da Faculdade Anhanguera, especialista em Gestão Pública e Administração de Empresas.