Danilo Nascimento (*)
Nos últimos anos, as relações de consumo vêm se transformando. Mesmo antes da pandemia, a digitalização dos negócios já trazia novos desafios e oportunidades para o setor varejista.
Afinal de contas, ao mesmo tempo em que as pessoas se empoderavam e ganhavam acesso a um volume incrível de informações, as empresas passaram a entender os seus desejos, necessidades e hábitos. Devido a pandemia, a aceleração digital mudou a forma como elas adquirem um produto ou serviço. Entregar uma jornada completa deixou de ser um diferencial e, se tornou o mínimo exigido pelos consumidores.
Nesse contexto, a inteligência artificial ajuda o lojista a entendê-los de forma profunda para que possa gerar melhores experiências e personalizar o atendimento. Diante disso, listei cinco maneiras pelas quais o uso dessa solução está mudando esse cenário:
- Aumente o consumo nas lojas – Com ela, o setor varejista consegue entender o comportamento dos usuários: como navegam ou visitam uma loja, quando fazem isso, por que motivos, e o que os leva a consumir. Com essas informações, é possível criar um funil de vendas específico para cada um, moldado ao que ele deseja e como ele se comporta. Isso ajudará a aumentar as vendas.
- Fidelize o consumidor – Por meio da IA, a marca identifica os padrões de consumo, gera insights para estratégias que encorajem a recompra, oferece os itens que mais lhe agradam e, criam melhores experiências. Isso é importante porque na internet há uma gama enorme de itens a serem escolhidos, e muitas vezes as pessoas não encontram aquilo que estão procurando ou se perdem em tantas opções. E, com essa ativação personalizada, a escolha do item ficará mais fácil e direcionada.
- Explore a hiperconveniência – Ela ocorre por meio dos sistemas de reconhecimento facial que identificam o cliente mais rápido e permitem abolir o checkout tradicional; o emprego de dispositivos por voz que aceleram a solução de problemas, tiram dúvidas e agilizam as compras; as soluções preditivas que antecipam o momento de venda e ofereçam promoções com alto poder de atração de usuários.
Ou seja, a inteligência artificial está abrindo uma série de novas possibilidades, fazendo com que o cliente possa dedicar mais tempo aos produtos que gosta e automatizar a aquisição dos itens de uso contínuo.
- Cresce o varejo por voz – Comprar sem precisar digitar não é somente conveniente, mas também favorece a proteção contra o coronavírus e permite criar conexões com o público-alvo. A inteligência artificial, com algoritmos que entendem o contexto e a intenção do consumidor, já consegue apresentar bons resultados, diferentemente do que acontece com as buscas por texto.
A utilização da voz muda a relação de consumo e favorece a omnicanalidade: não é mais necessário acessar vários dispositivos e com isso toda a jornada, desde a busca do produto até o pagamento, pode ser feita sem a presença humana, mesmo que em um estabelecimento físico.
- Aumente a confiança nas marcas – Essa tecnologia cria relações baseadas na assertividade das interações com os clientes. Isso não ajuda só a recorrência nas compras ou a capacidade de otimizar o sortimento nas lojas, mas também desenvolve relações baseadas em confiança.
Por fim, concluo que as empresas que já utilizam Inteligência Artificial em seus processos de negócios estão muito bem posicionadas para aproveitar a digitalização do mercado. A partir de agora, contar com parceiros tecnológicos que tenham soluções baseadas em IA será fundamental para gerar mais benefícios, melhorar o relacionamento com o cliente e aumentar as vendas.
(*) – É sócio-diretor da Propz, startup que utiliza inteligência artificial e big data para monitorar o comportamento do consumidor em tempo real e de forma automatizada.