Thiago Hidalgo (*)
Com a popularização dos smartphones e a evolução da tecnologia, os aplicativos de mobilidade urbana se tornaram uma alternativa cada vez mais utilizada por passageiros em todo o mundo.
Segundo estudo da Gaudium, realizado em 2022, apenas os aplicativos de mobilidade locais movimentaram mais de R$ 900 milhões no último ano. Esse dado indica um crescimento de 38% se comparado com 2021. A informação mostra o quanto essas aplicações se tornaram um sucesso e hoje fazem parte do dia a dia de tantas pessoas.
No entanto, o êxito de aplicativos desta natureza depende da capacidade de fornecer serviços que ofereçam benefícios tanto para os motoristas quanto para os passageiros. E atender satisfatoriamente os dois lados pode ser um desafio. Os parceiros precisam sentir que estão sendo valorizados e que podem ganhar dinheiro de maneira justa, enquanto os usuários precisam sentir que estão desfrutando e recebendo um serviço de qualidade a um preço justo.
Para os motoristas, a flexibilidade é um dos principais benefícios desses apps. Eles podem escolher quando e onde trabalhar, o que significa poder ajustar as horas de serviço de acordo com as próprias necessidades financeiras e tempo disponível. Além disso, muitas plataformas oferecem algum tipo de incentivo ou recompensa aos motoristas, como descontos em abastecimento e instituições de ensino, ou até mesmo em academias. Também é importante ter uma taxa de administração justa, pois é uma forma de mostrar aos parceiros que eles são importantes e fazem parte de uma equipe.
Por outro lado, os passageiros esperam um serviço rápido, confiável e acessível. Eles querem poder chamar um carro com facilidade, rastrear sua chegada em tempo real e pagar por uma viagem segura. Fornecer cupons de descontos pode ser uma maneira de atrair e conquistar o público. Segundo aponta pesquisa Retratos da Sociedade Brasileira sobre práticas de consumo, divulgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) de 2020, 81% dos brasileiros costumam pechinchar na hora das compras, ou seja, o valor é algo muito importante na decisão de compra e fornecer a possibilidade de economizar faz a diferença em qualquer situação.
Porém, é importante que esses aplicativos continuem a evoluir e a oferecer novos benefícios para se manterem como uma alternativa viável se comparados a outros serviços de transporte. É imprescindível que as plataformas busquem por ferramentas que poupem o tempo dos envolvidos.
Por isso, muitos app estão investindo em tecnologia de inteligência artificial, por exemplo, para melhorar a precisão das previsões de tempo de espera, entre outros recursos. De acordo com a Pesquisa Mobilidade Urbana de 2022 conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas e pelo Serviço de Proteção ao Crédito em parceria com o Sebrae, pessoas que residem nos grandes centros do Brasil passam em média 21 dias por ano no trânsito. Este dado mostra a importância da reinvenção de aplicativos de mobilidade urbana no sentido de poupar tempo de quem precisa.
A popularização desses apps é um reflexo da necessidade de serviços de transporte acessíveis e convenientes. Para manter sua posição no mercado, esses aplicativos devem continuar oferecendo benefícios para motoristas e passageiros, evoluir de acordo com as necessidades dos usuários e pensando em valorizar as cidades e melhorar todo um ecossistema.
(*) É CEO do Consórcio 3C e um dos desenvolvedores do mobizapSP, aplicativo de transporte individual
de passageiros da Prefeitura de São Paulo.