Alexandre Rodrigues (*)
A onda digital que estamos vivenciando trouxe uma nova era para o profissional de eventos.
Afinal, todos tiveram que se reinventar em um mercado onde já trabalhavam há anos. A pandemia foi um divisor de águas para muitas carreiras, entretanto o profissional de eventos foi um dos que mais foram impactados por essa grande transformação. Antes da pandemia, já existiam eventos online, porém, não havia tanta demanda como há atualmente.
As empresas realizavam a grande maioria de seus encontros, convenções e feiras no formato presencial. Os produtores de eventos precisavam lidar com muitos fornecedores, distribuidores e equipes gigantescas de funcionários. Em meio a tudo isso, ele tinha ainda que cuidar de todos os pontos do evento e ter a certeza de que tudo estava muito bem alinhado: as necessidades da equipe, dos proprietários do evento, dos fornecedores e dos participantes.
Ou seja, o produtor precisava estar atento a tudo, o tempo todo, e precisar se relacionar bem com todas essas esferas do trabalho. Entre as habilidades que esse profissional necessitava contar era a sociabilidade, boa comunicação, saber trabalhar em equipe, facilidade para negociar com fornecedores, clientes, patrocinadores e palestrantes, além de ser organizado, criativo e flexível.
Porém, com toda a transformação no mercado, que aconteceu de forma mais acelerada nos últimos dois anos, novas habilidades passam a ser requisitadas para quem coordena eventos hoje em dia. Um exemplo disso são os modelos híbridos que trazem de forma simultânea o digital e o presencial em uma só produção. Esse formato requer mais atenção na preparação, uma vez que exige conhecimento técnico dos dois modelos.
Além disso, é preciso que os dois tipos de participantes tenham acesso aos mesmos conteúdos e com experiências diferentes, porém, proporcionais. Isso significa que não se deve tentar reproduzir as experiências do presencial no formato online. É necessário pensar em diferentes formas de engajar, entreter e proporcionar interações para os participantes de ambos os modelos.
Com essa nova era, quem produz eventos precisou adotar um perfil mais voltado para o business, onde ele precisa entender quem são os melhores patrocinadores, quais os dados a serem analisados e como trazer resultados consistentes para o cliente. Hoje, a grande maioria dos eventos são realizados em plataformas digitais que possuem inúmeras funções e possibilidades de combinação.
Por isso, é necessário entender muito mais sobre tecnologia e ter ao menos um conhecimento intermediário na ferramenta que pretende usar, além de compreender as funcionalidades disponíveis. Também é importante saber operar as transmissões, subir enquetes e planejar lobby. Outra habilidade que vem se destacando para este novo profissional é a possibilidade de fazer marketing digital e de conteúdo.
Com a pandemia, esse conhecimento se tornou extremamente importante para a divulgação e prospecção de participantes em eventos online. A verdade é que as novas características exigidas aos profissionais de eventos podem ser bastante desafiadoras, mas, por outro lado, agora eles têm a tecnologia a seu favor para realizar eventos mais assertivos e engajadores.
(*) – É cofundador e CEO da Evnts, startup de tecnologia que permite a realização e gestão de eventos corporativos e digitais de ponta a ponta (www.evnts.com.br).