Thiego Goularte (*)
A crescente penetração da internet e o acesso a dispositivos móveis ao redor do país fazem com que o e-commerce no Brasil passe por uma expressiva onda emergente que também é vista em países vizinhos na América Latina. Segundo o relatório do e-commerce no Brasil da Conversion, em 2023, sites e aplicativos de e-commerce brasileiros somados tiveram mais de 30,7BI acessos, e ao longo do ano setores diferentes se destacaram, o que representa um cenário próspero, com oportunidades para diferentes segmentos.
Esse crescimento deixa clara uma demanda na frente de logística que precisa ser atendida de maneira qualificada para poder proporcionar uma experiência satisfatória para o cliente final, uma vez que esse aspecto da operação é a espinha dorsal de toda a operação dentro do e-commerce.
As principais dores para obter uma logística satisfatória estão relacionadas ao forecast, que diz respeito à previsão de demanda, aos custos operacionais, à produtividade, e principalmente, à gestão da frota dos pedidos e das entregas. Alguns dos problemas que são acarretados pela execução inadequada da frente de logística vão de dificuldades para atender os prazos de entrega, à alta probabilidade de fraude ao longo do processo.
Reforçando a relevância do processo logístico dentro do e-commerce, um estudo divulgado em 2021 pela Nielsen aponta que os clientes que fazem compras online na América Latina esperam poder economizar tempo (26%), receber suas entregas no mesmo dia (57%), ter uma boa variedade de produtos (18%) e receber promoções atrativas e personalizadas (18%). Para poder atender esses anseios, os empreendedores devem focar na experiência do cliente na última milha, proporcionando opções de entrega e canais de comunicação dinâmicos.
Uma forma de obter esse resultado é através de soluções tecnológicas que promovem a escalada da marca dentro do e-commerce, essas tecnologias, por sua vez, fornecem ferramentas ligadas à contratação de freelancers para realizar tarefas de logística e economizar tempo, além de impulsionar os resultados na frente de fullfilment.
Outro ponto importante é a implementação de estratégias de supply chain mais flexíveis e inteligentes para integrar recursos e otimizar processos, como o uso de IA e blockchain para fazer o forecast, gerenciar estoque, garantir transparência e rastreabilidade.
As inovações no e-commerce trazem à tona novos caminhos para que as marcas obtenham o sucesso. A IA, citada há pouco, vem se tornando cada vez mais recorrente no cenário do mercado mundial, sendo implementada para melhorar o atendimento ao cliente através de chatbots de linguagem natural, por exemplo.
Essa inovação no e-commerce também abre margem para a popularização de novos modelos de negócios, como é o caso do Mobile Commerce, também conhecido como m-commerce, que se trata de um conceito que representa a compra e venda de produtos e serviços através de aplicativos ou navegadores móveis, de maneira conveniente, em qualquer lugar, a qualquer momento.
As vendas na América Latina via m-commerce cresceram expressivamente de 2019 para 2023. Dados da 45a Webshoppers demonstram que, em 2019, o canal movimentou 25 bilhões, pulou para quase 90 bilhões em 2023, e projeta-se que chegará em 107B em 2025, representando um crescimento de ~250%
A inovação do e-commerce deve ser acompanhada de perto pelas marcas que desejam se destacar, e essa escalada é norteada pela eficiência dos processos logísticos presentes na operação dos negócios.
(*) Country manager Brasil da Zubale, empresa que oferece um ecossistema completo de soluções para o e-commerce.