Afonso Paciléo (*)
O marketing de conteúdo na advocacia é fundamental para destacar o seu escritório na internet. Por isso, as estratégias devem integrar suas ações de publicidade com o mundo jurídico. Quer entender por quais motivos você deve trabalhar com o marketing de conteúdo? Confira!
Esse tipo de marketing é uma estratégia poderosa para advogados que desejam aumentar a visibilidade de seus escritórios. Ao criar e divulgar materiais ricos, os profissionais podem educar seu público e, como resultado, atrair potenciais clientes para seus escritórios.
Atualmente, se você não tem uma boa comunicação com o seu público, muito provavelmente terá dificuldades em atrair novos clientes e fechar novos contratos. Além de possuir vasto conhecimento na sua área, é fundamental ter habilidades de comunicação para transmitir as informações de maneira acessível e envolvente. Isso inclui utilizar uma linguagem adequada ao seu público-alvo, evitar jargões jurídicos complexos e explicar conceitos de forma simples e direta.
Mas, afinal, o que é marketing de conteúdo? O marketing de conteúdo é uma estratégia focada na criação, publicação e compartilhamento de conteúdo relevante, valioso e direcionado para seu público-alvo. O objetivo principal dessa abordagem é atrair, engajar e converter potenciais clientes, além de estabelecer e fortalecer o relacionamento com o público existente. Para que realmente exista uma atração, os textos, imagens, vídeos e outros tipos de conteúdos compartilhados devem ser relevantes para eles. Neste caso, tudo o que for produzido deve chamar, de alguma forma, a atenção do espectador do outro lado da tela.
Ao contrário de métodos tradicionais de marketing, que se concentram em publicidade direta e promoção de produtos ou serviços, o marketing de conteúdo busca oferecer informações úteis, educativas e interessantes. Isso é feito por meio de diversos formatos, como artigos, blogs, vídeos, infográficos, e-books, podcasts, entre outros. Na internet, as pessoas buscam informações úteis para esclarecer dúvidas de possíveis problemas jurídicos ou conhecer mais sobre determinado serviço que o seu escritório oferece. Nesse sentido, o marketing de conteúdo para advogados é uma forma de organizar os dados e desenvolver publicações que respondam a esses questionamentos.
Em exemplos práticos, no site do escritório, é possível abordar os assuntos por meio de artigos. Para isso, é necessário reunir conhecimento sobre a área e realizar pesquisas adicionais para enriquecer ainda mais as publicações. Nas redes sociais, por outro lado, é importante criar legendas curtas e utilizar recursos visuais, como gráficos, infográficos ou diagramas, para facilitar a compreensão de conceitos mais complexos. O uso de exemplos práticos e casos reais contados em vídeos também auxilia na demonstração de conhecimento e na conexão com o público.
Dessa forma, a confiança das pessoas é construída por meio de uma comunicação transparente. É necessário transmitir credibilidade, mostrando-se um profissional confiável e comprometido em ajudá-los a entender os assuntos jurídicos que interessam para eles. A ideia é adaptar a linguagem e o formato de comunicação conforme a plataforma utilizada, sempre mantendo a clareza, a confiabilidade e a empatia na transmissão das informações.
Mas, lembre-se: ao desenvolver as publicações, é recomendado sempre recorrer a fontes confiáveis e órgãos oficiais para criar um conteúdo rico e embasado. É fundamental também seguir as regras estabelecidas para ações de marketing jurídico, conforme definido pelo Provimento nº 205/2021.
(*) É conselheiro Seccional OAB/SP; Presidente da Comissão Especial de Empreendedorismo Legal da OAB/SP e Presidente da Associação dos Advogados Trabalhistas de São Paulo – AATSP.