João Silva (*)
Já sabemos que o futuro dos negócios depende de novos modelos baseados em informação.
As gerações de clientes nativos digitais conversam diretamente com a capacidade do empreendedor de dar respostas personalizadas, inovadoras e ativas. Além da transformação de mentalidade, o movimento é puxado pela digitalização crescente da sociedade, que exige ofertas no mesmo nível de tecnologia e inteligência.
O momento é dos projetos inovadores, com alto potencial de crescimento e modelos escaláveis, e nada como o investimento em educação para permear essas transformações. A era digital também é a era da informação e transparência. O fato é que obter conhecimento é fundamental, independentemente da estratégia ou do segmento de atuação da empresa.
A educação revela sua potência nas mais diversas esferas. Uma pesquisa da CB Insights chamada Top 12 Reasons Startups Fail apontou que 35% das empresas que ficam no vale da morte não atenderam a uma necessidade real do mercado. Isso é falta de expertise. Além do mais, 20% dos fracassos acontecem quando a concorrência supera o negócio.
Ou seja, para evitar as principais causas de falência, é necessário fazer melhorias constantes e se conectar sempre com o cliente para aplicar mudanças no modelo que possam gerar mais valor. Quando o assunto são os empreendedores, o aprendizado precisa ser contínuo e requer dedicação diária para que os negócios sigam prosperando.
Com o intuito de facilitar e acelerar o desenvolvimento de novos negócios, a Creative Pack vem evoluindo seu método próprio de educação, chamado Howl, desde 2015. Por sabermos o valor da educação dentro de uma sociedade, queremos ser parte de um movimento de transformação de negócios já existentes, levando inovação, além de inspirar a criação de novos.
Esse movimento direciona nosso braço de educação, o Jornadas, que desenvolve e guia talentos para que possam ter cada vez mais oportunidades. Assim, as parcerias e estratégias traçadas até aqui sempre têm o objetivo de que a educação não seja privilégio de poucos.
Acesso à educação é imprescindível e, quando o conhecimento pode ser adaptado e customizado para os diferentes tipos de negócios que vemos por aí, estamos dando ainda mais chances para que empreendedores possam adquirir novas habilidades e conquistar bons resultados. A ideia é fazer parte, na prática, de pontos estratégicos da carreira dos talentos, reduzindo a desigualdade de oportunidades.
Assim como o conhecimento humano, que se expande todos os dias, a definição de conceitos sobre o que é liderança também está em constante atualização. E uma coisa está atrelada a outra. A educação, quando colocada como base para a construção de uma sociedade saudável e próspera, promove transformações enormes e faz despontar lideranças que inspiram e fomentam o nascimento de novos comandos.
Hoje em dia, o líder é um agente de mudanças, alguém capaz de impactar tanto sua própria realidade quanto a realidade dos outros através do protagonismo e da execução. Pessoal e profissionalmente, liderança significa saber quem você é, o que quer e como traçar planos para atingir seus objetivos, o que exige autoconhecimento como base e ferramentas e conceitos que o ajudem a estruturar seus planos.
É uma fórmula para o sucesso.
(*) – É CEO da Creative Pack (https://creativepack.com.br/).