Daniele Di Marco Serafim (*)
O maior desafio de todos os escritórios jurídicos está na busca de profissionais compatíveis ao perfil desejado e que realmente possam preencher a vaga de maneira correta.
Muitas são as dificuldades encontradas nesta busca, como, por exemplo, experiências técnicas, aspectos comportamentais, distância entre a moradia e o local de trabalho, pretensão salarial, disponibilidade para viagens, disponibilidade de horário, entre outras.
Uma grande aliada dos escritórios jurídicos atualmente vem sendo as consultorias de recrutamento e seleção especializadas, ou seja, empresas que possuem uma equipe altamente desenvolvida na busca de profissionais no mercado de trabalho. Muitos são os benefícios obtidos na utilização desse serviço e abaixo classifico alguns.
Redução de Tempo – Quando divulgamos uma oportunidade, seja através de fontes exclusivas, sites especializados ou redes sociais, recebemos um número extremamente elevado de currículos e para que possamos selecionar candidatos compatíveis com o perfil solicitado, temos que fazer a triagem de todos os CVs enviados, entrevistar os candidatos e aplicar testes diversos até chegar em um grupo seleto e apto para o cargo. Isso demanda uma carga tremenda de tempo que, na vida do escritório, poderia ser investido em outras tarefas.
Qualidade do Profissional – Como a equipe trabalha com foco exclusivo em recrutamento de profissionais, a probabilidade de encontrar o candidato ideal é maior do que ao fazer um processo seletivo amador, feito por profissionais que não estão na área de recursos humanos.
Facilidade na Reposição do Profissional – Se eventualmente o candidato não for adequado, toda consultoria que esteja trabalhando profissionalmente dá um prazo para a reposição do candidato, independente se aconteceu o desligamento por opção do empregador ou do empregado. Ou seja, se a adaptação não ocorrer da forma imaginada inicialmente, o processo será refeito.
Além disso, é importante ficar atento a duas dicas importantes para não errar na contratação de um profissional:
• Busque referências profissionais: como sabemos que muitos candidatos exageram (ou até mentem) na hora de falar sobre si e suas experiências em outras empresas, é importante verificar os contatos anteriores e ligar para saber se todo aquele discurso compactua com a realidade. Empresas que não adotam essa prática cada vez mais comum, podem comprar “gato por lebre”. Com a busca das referências podemos avaliar o passado do candidato, a sua conduta anterior, o relacionamento em equipe, ética profissional, estilo de trabalho, coerência em informações passadas e a real razão pela qual ele saiu do emprego anterior.
• Testes técnicos e psicológicos adequados: é muito importante que os testes sejam selecionados de forma coerente, focando-se no objetivo final de entendimento técnico ou humano do entrevistado. Um teste mal formulado ou mal aplicado pode estragar o processo seletivo.
Com a crise no Brasil, podemos verificar um grande número de profissionais bons que estão desempregados e em busca de uma recolocação no mercado de trabalho. Utilizar uma consultoria especializada faz com que os processos sejam mais efetivos e assertivos, traz inúmeros benefícios e resguarda a imagem do escritório garantindo um processo mais ético e moral.
(*) – É psicóloga e analista de recrutamento da Inrise Recrutamento Jurídico, pós graduada em Psicologia Organizacional pela Universidade Paulista – UNIP (www.inriserecrutamento.com.br).