141 views 4 mins

Programa de apoio a empreendedores para potencializar o ecossistema de inovação no agronegócio no Brasil

em Agronews
sexta-feira, 10 de março de 2023

A Microsoft Brasil abriu as inscrições para o AgTech Digital Natives (ADN), um novo programa voltado para empresas nativas digitais do setor de agronegócio, as chamadas AgTechs. O programa tem como objetivo disponibilizar, de forma gratuita, tecnologia, sessões de coaching, mentoria e apoio em ações de marketing e vendas. Os interessados em participar devem se inscrever no Microsoft for Startups Founders Hub.

Segundo o relatório Radar AgTech 2021 da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), as startups do setor cresceram 40% durante o ano de 2021, na comparação com 2019, chegando a um total de 1.574, com a média de uma nova startup de agronegócio surgindo por dia. Nesse sentido, o setor de AgTech representa uma grande oportunidade, seja por conta dos seus impactos e benefícios para o desenvolvimento econômico do país, quanto pela possibilidade de a tecnologia ajudar a aumentar a produção e garantir alimentos para a população mundial.

De acordo com Herbert Lewy, gerente geral de Agricultura Inteligente e Bioeconomia para a Microsoft na América Latina, os avanços tecnológicos seguem crescendo: “Hoje o campo gera uma quantidade exponencial de dados que a tecnologia pode transformar em informações estratégicas para melhorar diferentes tipos de processos produtivos. Desta forma é possível aumentar a eficiência da cadeia de valor, das exportações e do mercado interno. Queremos contribuir para que o campo seja um dos principais setores na economia inteligente e, ao democratizarmos o uso da tecnologia, os dados inteligentes vão permitir que o campo inove e caminhe para um futuro mais sustentável.”

No contexto da aceleração digital, estamos caminhando para uma era em que veremos mais digitalização na próxima década do que nos últimos 40 anos – e o campo não ficará de fora desse movimento. “Estamos lançando o Microsoft AgTech Digital Natives porque queremos potencializar a inovação, apoiando os empreendedores para utilizar o poder dos dados como um motor para impulsionar ambientes inteligentes, criando melhores experiências, mais conhecimento, gerando interações e resolvendo alguns dos principais desafios que os produtores enfrentam”, disse Herbert Lewy.

Quanto mais sólido for o ecossistema AgTech, maiores serão as chances de as soluções apoiarem os produtores, impulsionando seus objetivos de transformar seus modelos de negócio por meio da inovação. Os produtores familiares também serão beneficiados pela adoção da tecnologia. A ADN é um chamado a todos os empreendedores, independentemente do tamanho dos seus negócios, para que recebam o apoio necessário para crescer.

Segundo Wilson País, diretor de Empresas e Ecossistemas Digitais para a Microsoft na América Latina, a Microsoft criou a Microsoft AgTech Digital Natives para que a inovação chegue a todos os produtores e ajude a impulsionar uma transformação no ecossistema de empreendedores locais. “Queremos acompanhar essas startups nas suas jornadas de crescimento fazendo com que os seus negócios cresçam e escalem a nível global. O objetivo da Microsoft é democratizar o acesso à tecnologia no campo”, declarou País.