O Projeto Temático “Material particulado atmosférico e contaminação ambiental. Avaliação do impacto na biota aquática em uma abordagem ecofisiotoxicológica integrada” dispõe de uma oportunidade de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. O prazo de inscrição acaba em 14 de outubro.
Desenvolvido no Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob supervisão das professoras Marisa Narciso Fernandes e Diana Amaral Monteiro, o projeto propõe um estudo integrado com a constituição de material particulado atmosférico, forma e dinâmica da internalização, capacidade e limites de acúmulo em diferentes órgãos de organismos aquáticos, biodisponibilidade, partição subcelular e possíveis danos nos diferentes processos biológicos.
O pós-doutorando participará de experimentos em laboratório e campo; deverá desenvolver protocolos envolvendo técnicas de imuno-histoquímica e western blot, entre outras; conduzirá interpretações fisiológicas e bioquímicas; e dará apoio à orientação de estudantes de iniciação científica, mestrado e doutorado.
O candidato deve ser doutor em ciências, ecologia, fisiologia e áreas afins há menos de sete anos. É desejável que tenha conhecimentos em fisiologia, bioquímica, imuno-histoquímica e western blot, bem como experiência com experimentação com peixes e manipulação de amostras biológicas.
Interessados devem enviar Súmula Curricular no modelo FAPESP; carta de interesse indicando a aderência das competências e habilidades às exigências da oportunidade e duas cartas de referência para o e-mail [email protected], com a mensagem “Edital PD Fisiologia/Ecotoxicologia” no campo de assunto.
Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5402.