Brasileira de biológicos vai inaugurar duas novas fábricas até 2024
Segundo o levantamento mais recente da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a produção deve alcançar 312,4 milhões de toneladas, volume que, caso seja confirmado, superaria em 41,5 milhões de toneladas o recorde de 270,9 milhões de toneladas obtido na safra anterior. Diante desse oceano de oportunidades, a Biotrop, empresa brasileira de biológicos e naturais que está entre as três maiores do setor no Brasil, já se prepara para a forte demanda dos próximos anos. A empresa, que tem crescido substancialmente acima do mercado nos últimos anos, está reestruturando sua área industrial. Após finalizar recentemente a primeira expansão da sua fábrica em Curitiba/PR, foca agora numa segunda fase, atingindo uma produção total acima de 9,5 milhões de litros/ano, e na construção de duas novas unidades de produção que – em conjunto com a atual estrutura – ampliarão a capacidade de produção total para mais de 30,0 milhões de litros/ano, com o investimento superior a R$ 100 milhões (www.biotrop.com.br).
Inscrições para profissionais de comunicação para curso Agro Brasileiro na COP 27
A partir de sexta-feira (28), estão abertas inscrições para o curso virtual Participação do Agro Brasileiro na COP27 – Profissionais de Comunicação. O curso é uma parceria da Assessoria Especial de Comunicação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Escola Nacional de Gestão Agropecuária (Enagro). O curso virtual será realizado nos dias 3 e 4 de novembro, com apresentações de representantes do Mapa que irão participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP27), da Conab, da Embrapa e do setor agropecuário sobre segurança alimentar, segurança energética e sustentabilidade. O profissional de comunicação de todo o país interessado em participar deve se inscrever na página da Enagro: https://sistemasweb.agricultura.gov.br/avaenagro/mod/page/view.php?id=13232
Prazo de emissão da DAP termina no dia 31 de outubro
A partir de 1º de novembro, conforme Portaria nº 174, de 28 de junho de 2022, o Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), será a única ferramenta do agricultor familiar para o acesso às ações, programas e políticas públicas voltadas para a geração de renda e o fortalecimento da agricultura familiar. O instrumento é utilizado para identificar e qualificar as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA) da agricultura familiar, os Empreendimentos Familiares Rurais e as formas associativas de organização da agricultura familiar.
Parceria para criar aplicações em negócios com ênfase no mercado florestal
A Agrotools e a Klabin se uniram em uma parceria para criar aplicações em negócios com ênfase no mercado florestal. A plataforma socioambiental Terramatrix, da Agrotools, com camadas de dados do MapBiomas, passou a otimizar o processo de prospecção de terras com um olhar completo de compliance socioambiental e práticas ESG. O que antes ocorria em horas, com a ferramenta, o processo todo leva em torno de quinze minutos. Além de alertar sobre as práticas irregulares nessas áreas (https://agrotools.com.br/).
Soluções para aumento da produtividade na pecuária
O aumento de eficiência e produtividade da pecuária de corte passa, necessariamente, pelo uso de equipamentos práticos, funcionais e em perfeito estado para o correto manejo nutricional. “Além do raio-x feito pelos especialistas da Scot Consultoria na pesquisa-expedicionária Confina Brasil, os projetos pecuários visitados em oito estados – responsáveis por 2,5 milhões de bovinos – têm a oportunidade de avaliação das forrageiras, misturadores de ração total, distribuidores de esterco, moedores de feno e milho, vagões forrageiros, entre outros (www.casale.com.br).
Programa de Estágio Scania 2023 está no ar: inscrições vão até 10/11
Estão abertas as inscrições para o Programa de Estágio Scania 2023, voltado para estudantes de cursos superior e técnico. As vagas são para atuar na planta da empresa, localizada em São Bernardo do Campo/SP, e o início será em fevereiro de 2023.
As vagas são para alunas e alunos dos cursos superiores de Administração, Análise de Dados, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Automobilística e Automação, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Comércio Exterior, Comunicação Social, Design, Direito, Economia, Engenharias, Estatística, Gestão Ambiental, Jornalismo, Marketing, Psicologia, Publicidade e Propaganda, Relações Internacionais, Sistemas da Informação, Tecnologia da Informação e correlatos.
Também podem participar alunas e alunos dos cursos Técnico em Administração, Técnico em Automação, Técnico em Controle e Automação, Técnico em Edificações, Técnico em Elétrica, Técnico em Eletroeletrônica, Técnico em Eletrônica, Técnico em Eventos, Técnico em Mecânica, Técnico em Mecatrônica, Técnico em Secretariado, Técnico em Turismo e correlatos (https://www.ciadeestagios.com.br/vagas/scania/).
Alta velocidade na fase de secagem dá a híbrido de milho nome de Senna 1
Milho seco mais rapidamente e maior proteção das espigas contra doenças de fim de safra. Esses foram dois destaques do novo híbrido de milho, o Senna 1, que passou por testes em mais de 50 municípios, de nove estados brasileiros. O híbrido, lançado pela empresa Produce, foi batizado em homenagem ao piloto Ayrton Senna, devido a essa velocidade em que as espigas passam pelo processo de secagem. Essa velocidade, de acordo com o agrônomo e pesquisador Waldemar D’Arcadia, ocorre devido a palha do milho revestir a espiga de forma integral e justa. “É uma palha mais eficaz que a de outros híbridos. Ela cobre na totalidade a espiga de forma a evitar o acesso das águas das chuvas, que ocorrem nesta fase da safrinha, principalmente no centro-oeste brasileiro”, explica o pesquisador. Segundo a empresa, o híbrido já está disponível para comercialização para a próxima safra de milho, em todo país. A expectativa é de que o Senna 1, se torne o principal produto da categoria dentro da Produce.
Segunda etapa da campanha de vacinação de febre aftosa começa em 1º de novembro
Cerca de 161 milhões de bovinos e bubalinos deverão ser vacinados na segunda etapa da campanha nacional de vacinação contra a febre aftosa de 2022 que começa na próxima terça-feira (1º) e segue até o dia 30 de novembro.
Em dez estados (AL, AM, CE, MA, PA, PB, PE, PI, RR e RN), a vacinação ocorrerá em animais de até 24 meses, conforme o calendário nacional de vacinação.
Para as 11 unidades da Federação (BA, ES, GO, MG, MS, MT, RJ, SE, SP, TO e DF), que compõem o Bloco IV do Plano Estratégico do Programa Nacional de Vigilância da Febre Aftosa (PE-PNEFA), a vacinação em novembro será para bovinos e bubalinos de todas as idades. Ao todo, esse bloco totaliza 141 milhões de animais a serem vacinados.
A inversão das estratégias de vacinação em alguns estados foi adotada em abril pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) com objetivo de equacionar a demanda de vacinas contra febre aftosa com o cronograma previsto de produção da indústria e, assim, garantir a oferta de vacinas para manter os índices satisfatórios e manter a imunidade do rebanho brasileiro.