Fundepag amplia debates sobre cadeias agroalimentares
Expandindo as discussões sobre inovação e empreendedorismo, tendo a sustentabilidade como eixo principal, a Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa do Agronegócio (Fundepag) participa do Inova Trade Show 2024 (ITS), que ocorre nos dias 12 e 13 de junho, promovido pela Fundação Fórum Campinas Inovadora (FFCi) e pela Prefeitura Municipal de Campinas, no Pátio Ferroviário de Campinas (SP). O evento, que está em sua 10ª edição e é gratuito, fomenta oportunidades de negócios e networking, apresentando tecnologias e tendências para o ecossistema de inovação e empreendedorismo. “Na décima edição de um dos mais relevantes eventos de inovação e empreendedorismo do Brasil, o Inova Trade Show, a Fundepag reforça seu papel crucial no cenário nacional de inovação”, afirma o presidente da fundação, Álvaro Duarte. Este ano o ITS se integra ao Campinas Innovation Week (CIW), organizado pela Prefeitura Municipal de Campinas, ampliando a variedade de atrações e discussões centradas em temas de inovação, empreendedorismo e sustentabilidade (https://portal.fundepag.br) (https://inovatradeshow.com.br/).
Agritech apresenta na Expocafé tecnificação para lavouras do grão
A nova série AGT-25 é o destaque da Agritech na Expocafé, em Três Pontas (MG), que será realizada entre os dias 4 e 6 de junho. A empresa, pioneira na indústria nacional em linhas de tratores, microtratores e implementos agrícolas voltados à agricultura familiar, leva ao evento um equipamento que combina tecnologia, conforto, desempenho e versatilidade, além de ser indicado para operações desde o preparo do solo até o transporte da colheita. O equipamento tem uma série de benefícios de fábrica, como o motor Mitsubishi de 3 cilindros aspirado com 24cv, nove marchas à frente e três à ré, e tomada de força de 540 e 1000 RPM, além de tração 4×4, câmbio lateral e levante hidráulico, o que faz dele a melhor relação custo x benefício da categoria (www.agritech.ind.br).
9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA)
O tema do 9º Congresso Nacional das Mulheres do Agronegócio (CNMA), que ocorrerá nos dias 23 e 24 de outubro de 2024, será “Mulher Agro Brasileira: Voz Para o Mundo”. O objetivo é posicionar o evento como um mensageiro, utilizando a força feminina para expandir a visão global sobre o agro brasileiro e ajudar a criar uma percepção internacional justa do setor. A temática foi pensada a partir da pesquisa “Percepção do Agronegócio Brasileiro na Europa” realizada em 2023 no Reino Unido, Alemanha, França e República Tcheca, e apresentada durante a 8ª edição do CNMA. O levantamento trouxe dados que expõem a necessidade do agronegócio se unir e comunicar de forma mais assertiva o trabalho realizado pelo setor no País. Segundo o curador de conteúdo do CNMA, José Luiz Tejon, foi notória a percepção de que ‘somos um gigante desconhecido’ e, diante disso, há uma significativa necessidade de mostrar que o Brasil realiza as melhores práticas de agricultura regenerativa.
Adesão ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal
A Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA) da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA) através do Centro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (CIPOA), recebeu na última quinta-feira (23/05), o despacho decisório do Departamento de Suporte e Normas do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) acerca da ampliação de escopo para atuação na área de abatedouro frigorífico. Agora, a cadeia produtiva da carne poderá aderir ao Sistema Brasileiro (SISBI) e comercializar seus produtos para todo o país, além do Estado de São Paulo (https://www.gov.br/agricultura/pt-br/assuntos/defesa-agropecuaria/suasa).
illycaffè promove visita dos profissionais do Grupo Pão de Açúcar ao Armazém Peneira Alta
Mais de 27 pessoas do grupo tiveram a oportunidade de conhecer o universo do café, desde a plantação até sua chegada à xícara das 140 lojas da rede Pão de Açúcar.
Com investimento de R$ 12 milhões, multinacional Agrocete passa a atuar no mercado de biocontrole
A Agrocete, multinacional brasileira referência internacional na área de adjuvantes, fisiológicos, biológicos e nutrição, passa a integrar também o segmento de biocontrole, reforçando a sua atuação em prol do desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável. A partir deste ano, a empresa paranaense terá, em seu portfólio, 3 novos produtos – um bionematicida, um biofungicida e um bioinseticida – que devem atender diversas culturas agrícolas (www.agrocete.com.br).