111 views 7 mins

AgroNews 13/11/2024

em Agronews
terça-feira, 12 de novembro de 2024

Feicorte reúne principais raças

A pecuária brasileira tem um encontro marcado em Presidente Prudente, no interior de São Paulo, entre os dias 19 e 23 de novembro, para a volta da Feicorte – Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne. Realizada durante 19 anos em São Paulo (SP), a maior feira indoor de gado de corte da América Latina concluiu sua última edição há 10 anos e, agora, movimenta o mercado retornando ao calendário de eventos do agronegócio brasileiro. A região de Presidente Prudente detém o maior rebanho de bovinos do Estado de São Paulo: são 1,6 milhão de animais. Nesse contexto, as principais raças produzidas no Brasil confirmaram presença para expor seus animais e realizar ações nos três dias de feira. Estão confirmados no evento animais das raças Angus, Brahman, Brangus, Caracu, Guzerá, Nelore, Santa Gertrudis, Senepol, Sindi e Wagyu. “A Feicorte fomenta e estreita relacionamentos que geram experiências e oportunidades de negócios”, pontua o responsável pela captação dos expositores, animais e leilões, Alex Arikawa Miyasaki (www.feicortesp.com).

Posse festiva marca o início da nova gestão do SindiTabaco e Instituto Crescer Legal

Valmor Thesing foi empossado em cerimônia realizada nesta sexta-feira, 08 de novembro, em Santa Cruz do Sul (RS), como presidente do Sindicato Interestadual da Indústria do Tabaco (SindiTabaco) e diretor presidente do Instituto Crescer Legal. A posse festiva marcou o início da gestão 2024-2027 e foi acompanhada por representantes das empresas associadas, autoridades locais e regionais, parceiros institucionais e a imprensa. A ocasião também marcou a despedida da gestão 2021-2024, liderada por Iro Schünke, que conduziu as atividades do SindiTabaco por 18 anos e do Instituto desde a sua fundação, em 2015. “Tive a oportunidade de trabalhar lado a lado com o Iro nesses últimos anos e é uma honra para a diretoria empossada seguir o legado deixado por ele. Parabéns pela vida dedicada ao tabaco, ao agro e ao futuro do meio rural”, disse Thesing em um momento de homenagem ao antecessor. Valmor Thesing atua há 40 anos no setor do tabaco. Iniciou sua carreira na empresa Tabacos Brasileiros, atual Universal Leaf Tabacos, onde ocupou diversas funções e, desde 2009, exercia o cargo de diretor Administrativo. No Instituto Crescer Legal Thesing integrou o Conselho Fiscal de 2015 a 2024. Já no SindiTabaco, foi por 12 anos vice-presidente de Relações Industriais (Recursos Humanos).

Como a IA e outras tecnologias podem mitigar desastres naturais no campo?

Freepik

Desastres naturais recentes, como o furacão Milton nos Estados Unidos, as fortes chuvas no Rio Grande do Sul e as queimadas no Brasil, evidenciam a necessidade urgente de inovações tecnológicas para mitigar os impactos climáticos no agronegócio. Com a próxima edição do G20 acontecendo no Rio de Janeiro, a pauta de desenvolvimento sustentável coloca em destaque o potencial de tecnologias como inteligência artificial (IA) e robótica para promover um setor agrícola mais resiliente e sustentável, alinhado aos três pilares ESG (social, econômico e ambiental). O G20, com seu tema de “Promoção do desenvolvimento sustentável”, deverá discutir soluções de impacto global, como a adoção de IA para prever eventos climáticos extremos e melhorar a tomada de decisões no campo. Estudos da FAO mostram que a eficiência agrícola pode ser elevada em até 20% com o uso de IA para monitorar condições meteorológicas, gerenciar solos e otimizar colheitas, tornando-se uma ferramenta crucial para prevenir perdas de safra e garantir segurança alimentar (https://www.linkedin.com/company/keyrus).

Híbrido de milho da Morgan alcança altos tetos produtivos

A Secretaria de Agricultura do Paraná projeta que a produção de milho para a safra 2024/2025 atingirá 267 milhões de toneladas, um aumento de 4% em relação à safra anterior. Esse crescimento é impulsionado pelo uso de sementes de alto rendimento, como o híbrido MG593. O MG593 destaca-se pela estabilidade produtiva, que assegura a integridade das plantas e maximiza sua eficiência. O híbrido apresenta sanidade de colmo, alta tolerância ao estresse hídrico, e resistência ao CMV, doença que é transmitida por pulgões e cigarrinhas, oferecendo uma combinação de atributos que viabilizam uma colheita mais produtiva e rentável.

RAR realiza primeira exportação de queijo para os Estados Unidos

A RAR, empresa gaúcha reconhecida pela excelência em produtos de alta qualidade, acaba de realizar sua primeira exportação do queijo Gran Formaggio, o primeiro queijo tipo grana produzido fora da Itália, para os Estados Unidos. Foram enviados 700kg do produto para Miami, na Flórida, marcando a entrada da marca no competitivo mercado norte-americano. A empresa, que já exportou para países como Paraguai e Chile, tem como meta aumentar sua presença nos Estados Unidos (www.spacciorar.com.br).

Assistência técnica é debatida na 17ª Ficafé

A Capal Cooperativa Agroindustrial participou de mais uma edição da Feira Internacional de Cafés Especiais do Norte Pioneiro do Paraná (Ficafé), que aconteceu entre 29 e 31 de outubro em Jacarezinho/PR. Organizada pelo Sebrae-PR, em sua 17ª edição, o evento teve diversas atrações em sua programação, como conteúdos técnicos, oficinas práticas, rodada de negócios, degustações, concursos, entre outras. Para a Capal, a Ficafé proporciona visibilidade ao café do Paraná, o que reflete diretamente na valorização dos cooperados e de sua produção.