Perfarm promove curso de gestão de dados para produtor rural
A Perfarm, referência na produção de conteúdos de gestão para o agronegócio, promove o curso ‘Fazenda Digital: transforme dados em decisões estratégicas’ em parceria com a Seedz, startup brasileira que conecta quem alimenta o mundo e gera inteligência e valor para toda a cadeia produtiva do agro. O curso iniciará na segunda-feira (13), e será separado em 3 módulos, sendo um módulo por dia, das 19h às 20h30, no canal da Perfarm. A iniciativa visa ensinar aos produtores rurais como montar uma rotina de gestão de dados para a fazenda, transformá-los em análises para a maior obtenção de lucro e montar relatórios para a tomada de decisões assertivas. Passando por temas como coleta de dados, decisões e estratégias, cada módulo terá exercícios práticos personalizados. O projeto promete lançar um novo curso a cada 03 meses. Sempre com temas relacionados à análise de dados, gestão financeira e estratégica no agronegócio. Para quem se inscrever através do link, a Perfarm disponibilizará avisos sobre o curso, além de informações extras e materiais de apoio (https://incentivo.seedz.ag/curso-fazenda-digital).
JTI prevê aumento da capacidade de processamento de tabaco
Dando continuidade aos planos de investimento e crescimento no Brasil, a JTI iniciará uma nova safra de processamento de tabaco com novidades. A estratégia da empresa é aumentar a produção horária e gerar mais rendimento no processamento de tabaco. “As melhorias que temos adotado desde 2021 já fizeram nossa produção horária aumentar aproximadamente 10%. Mas o plano continua e a expectativa é que neste ano de 2023 elevarmos este índice”, destaca Emerson Rech, diretor de Processamento de Folhas da JTI Brasil. A JTI adquiriu uma nova caldeira para a geração de vapor aos processos fabris em Santa Cruz do Sul (RS). Isso vai melhorar a estabilidade do fornecimento desse insumo e aumentará a eficiência energética, reduzindo a quantidade de lenha necessária para o processamento do tabaco. Com o investimento, espera-se economizar anualmente 2 milhões de megajoules (MJ) de energia, evitando a emissão de 36 toneladas de CO2 (www.jti.com/brasil).
Nova edição do programa de aceleração de startups TechStart Agro Digital
Acontece na próxima terça-feira, dia 14 de fevereiro, às 9h, evento on-line para apresentação da quarta edição do TechStart Agro Digital. O programa de inovação aberta e aceleração de startups, correalizado pela Venture Hub e Embrapa, está com as inscrições abertas até o dia 17 de março. A live vai abordar o funcionamento de todas as etapas do programa, desde o processo de seleção, e esclarecer dúvidas. Além da participação da Venture Hub e da Embrapa, o evento também vai contar com a presença da startup Biome4all que foi acelerada pelo TechStart Agro Digital, trazendo sua experiência com o programa (https://venturehub.se/techstart-agro-digital/?utm_campaign=Techstart%20Agro%20Digital%202023&utm_source=Instagram-Embrapa-Startup&utm_medium=Socialmidia_organica&utm_content=Techstart_Agro_Digital_2023_Embrapa).
Multinacional prorroga inscrições para estágio técnico
A Mosaic Fertilizantes, uma das maiores produtoras globais de fosfatados e potássio combinados, prorrogou inscrições para seu programa de estágio de nível técnico até 28 de fevereiro. O estágio remunerado tem carga horária de seis horas diárias. Todo o processo seletivo é feito de forma virtual. As etapas do processo de seleção, cuja inscrição deve ser feita on-line, incluem testes de personalidade, português e lógica e entrevistas com recrutadoras do CIEE (Centro de Integração Empresa-Escola) e com gestores da companhia. Os candidatos aprovados iniciam suas atividades em março (https://ciee-vagas.taqe.com.br/ciee/mosaic-fertilizantes-programa-de-estagio-2023-nivel-tecnico-v1).
Agricultores podem obter dinheiro com juros a partir de 1,35% ao mês
O ano de 2023 se inicia com certa tensão no mercado financeiro, principalmente diante das incertezas da transição do novo governo. Isso acabou por aumentar a pressão sobre as definições do próximo plano safra que seguem em aberto. Neste momento de falta de crédito, os bancos de montadoras estão com taxas de juros mais altas e processo mais moroso, o que pode limitar as vendas da indústria neste primeiro semestre, afinal os produtores estão tendo mais dificuldades em acessar crédito para adquirir novas máquinas e equipamentos (www.agropermuta.com.br).
Mato Grosso do Sul tem 46 mil hectares de soja colhidos
A terceira semana da operação de colheita de soja finalizou com uma área de 46 mil hectares, em Mato Grosso do Sul, de acordo com o Boletim da Agricultura da Casa Rural, produzido pela Aprosoja/MS, Sistema Famasul e Governo do Estado. A região sul está com a colheita mais avançada, com média de 1,5%, enquanto o centro está com 0,7% e o norte com 0,66% de média.