311 views 7 mins

AgroNews 08/05/2024

em Agronews
terça-feira, 07 de maio de 2024

Projeto une arte e inovação para promover reflexão sobre sustentabilidade junto aos jovens

O projeto “Arte de Inovar com Maratona de Inovação – Edição Sustentabilidade” chegou a Itumbiara (GO) na última terça-feira (30), com uma programação voltada aos alunos da Escola Senai no município. O projeto, que visa fomentar o pensamento criativo, inovador, além de estimular a conscientização ambiental junto ao público jovem, é um patrocínio da BP Bunge Bioenergia por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, em parceria com a Loa Produções Culturais e o Ministério da Cultura. “A BP Bunge Bioenergia apoia diversos projetos de educação, esporte e cultura que geram impacto social positivo nas comunidades em que atuamos, como é o caso de Itumbiara, onde está localizada uma de nossas unidades. Com este projeto, estamos colaborando com o estímulo à criatividade, à inovação e com o crescimento da conscientização ambiental, questões que consideramos de extrema importância para a formação da juventude”, comenta Mara Pinheiro, diretora de comunicação, relações institucionais e ESG da companhia. Por meio das leis de incentivos, a companhia já investiu, nos últimos três anos, cerca de R$ 8 milhões que já impactaram mais de 24 mil pessoas.

Tecnologia permite detectar doença Giberela antes do plantio do trigo

A Giberela, uma das doenças mais preocupantes na cultura do trigo, tem sido uma fonte constante de perda de produtividade e preocupação para os agricultores, especialmente no sul do país, principal região produtora do cereal. A GoSolos, startup de inteligência genética de solo, anunciou um avanço significativo no combate a essa doença, trazendo esperança para os agricultores prestes a iniciarem o plantio de inverno. A detecção precoce da presença do fungo Gibberella spp., causador da Giberela, é agora uma realidade graças aos avanços na tecnologia de análise metagenômica. Esta técnica revolucionária permite aos agricultores identificarem o DNA do fungo no solo antes mesmo do plantio, possibilitando a correlação da presença do fungo com o restante da microbiota da área. Tiago Jarek, especialista em Fitopatologia da GoSolos, destaca a importância da análise metagenômica como uma nova ferramenta oferecida aos agricultores, que possibilita a implementação de estratégias de manejo antecipadamente.

Estudo revela aumento na produção da silagem de milho com otimização da área plantada

De acordo com a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os gastos com a alimentação do plantel leiteiro pode representar mais da metade dos custos operacionais efetivos (COE). Para garantir a produtividade do rebanho com baixo custo, a silagem de milho apresenta-se como uma das melhores opções para o pecuarista. Com componentes altamente nutritivos para o animal, a silagem de milho gira em torno de 15% a 25% dos gastos alimentares totais ao longo do ano. Para atingir os melhores resultados econômicos, otimizar a área plantada – isso é – aumentar a densidade populacional de plantas em sistemas adequados de manejo de lavoura irão garantir maiores rendimentos de silagem e retorno financeiro. Por isso, entender a relação entre a escolha do híbrido de milho, as práticas de cultivo e os resultados na produção da forragem é crucial para garantir uma alimentação de qualidade e maximizar os retornos para os produtores.

Para etanol de milho avançar ainda mais, é preciso ter estratégia de armazenagem

Impulsionado por uma série de investimentos e perspectivas favoráveis, o etanol de milho ganhou força como uma alternativa robusta e sustentável no cenário energético brasileiro. Com um crescimento de 800% na produção nos últimos cinco anos e estimativas otimistas para o futuro próximo, esse biocombustível ganha destaque não apenas pela sua eficiência, mas também pelo seu potencial para impulsionar o desenvolvimento econômico regional e mitigar os impactos ambientais.

Leão Máquinas registra crescimento na Tecnoshow Comigo 2024

A Leão Máquinas fechou sua segunda participação na Tecnoshow Comigo com números bastante expressivos. O estande da concessionária Yanmar em Goiás recebeu mais de 2,8 mil visitas – número quatro vezes maior do que em 2023 quando participou da feira pela 1ª vez – e mesmo com menos pedidos expedidos alcançou um faturamento 50% superior ao da edição anterior.

Cachaçaria gaúcha marca presença na maior feira supermercadista do mundo

Entre os dias 13 a 16 de maio, acontece a edição 2024 da APAS SHOW, considerada o maior evento de bebidas e alimentos das Américas e a maior feira supermercadista do mundo. A APAS será realizada no Expo Center Norte, localizado em São Paulo. Serão quatro dias onde os visitantes poderão conhecer as novidades do varejo, participar de palestras e workshops com profissionais do setor e ficar por dentro de tudo o que está rolando no universo supermercadista. Marcas de diferentes segmentos marcam presença, entre elas, a Weber Haus, cachaçaria do Rio Grande do Sul que irá representar o universo das cachaças (https://apasshow.com/).