Parceria prevê investimentos em qualificação, promoção e inteligência de mercado para impulsionar vinhos e espumantes
O Instituto de Gestão, Planejamento e Desenvolvimento da Vitivinicultura do Estado do Rio Grande do Sul (Consevitis-RS) assinou convênio com o Sebrae Nacional para a execução do projeto setorial “Fortalecimento da Vitivinicultura Brasileira”. Com investimento superior a R$ 2,4 milhões, sendo R$ 1.687.547,00 aportados pelo Sebrae e R$ 750.000,00 pelo Consevitis-RS, a parceria inicia em outubro de 2024 e segue até dezembro de 2025, tendo como principal objetivo aumentar o consumo per capita de vinhos e espumantes nacionais, promovendo a valorização e evidenciando a qualidade desses produtos no mercado interno.
O projeto busca fortalecer toda a cadeia produtiva do setor vitivinícola brasileiro, abrangendo microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME), empresas de pequeno porte (EPP), além de vinícolas de médio e grande porte, produtores de uva, agentes comerciais, especialistas e interessados. As ações serão concentradas em sete estados prioritários: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Bahia, com foco nas principais regiões produtoras de uva e enoturísticas do país.
A estratégia central do projeto está voltada para a ampliação de mercados consumidores, a qualificação da produção, o estímulo à formalização de pequenos produtores e a divulgação das regiões vitivinícolas brasileiras. Além disso, o projeto pretende fornecer inteligência de mercado que auxilie os envolvidos no processo de tomada de decisões.
“Este convênio com o Sebrae Nacional representa um passo importante para fortalecer a vitivinicultura do país. Acreditamos que, ao valorizar a qualidade dos nossos vinhos e espumantes, podemos impulsionar tanto o consumo interno quanto o empreendedorismo entre os pequenos produtores. Estamos determinados a ampliar a percepção positiva dos vinhos brasileiros. Nosso objetivo é orientar e apoiar toda a cadeia produtiva, assegurando que cada viticultor e vinícola possa crescer e se destacar no mercado”, salienta o presidente do Consevitis-RS, Luciano Rebellatto.
Para o gerente da Unidade de Competitividade do Sebrae Nacional, Fábio Kriger, “a parceria com o Consevitis-RS representa um grande passo para fortalecermos a vitivinicultura em diferentes regiões do país, com aumento da competitividade dos pequenos negócios rurais e atendimento aos requisitos de acesso a mercado dos vinhos nacionais de forma estratégica e sustentável”.
Entre os principais pilares de atuação do projeto, destacam-se:
:: Promoção do Vinho Brasileiro – Inclui ações como o Projeto Comprador e o Projeto Imagem, que trarão compradores, jornalistas e formadores de opinião para conhecer as regiões produtoras; estande na Expointer; campanhas publicitárias; apoio à Avaliação Nacional de Vinhos e a realização de um piloto do Festival do Vinho Brasileiro.
:: Qualificação e Orientação para Produtores – Serão atualizados o Manual Técnico de Boas Práticas Agrícolas e a cartilha “Como Formalizar uma Vinícola”, com o objetivo de orientar os produtores no processo de formalização e qualificação.
:: Inteligência de Mercado – Envolve pesquisas sobre comportamento do consumidor e estudos voltados ao mapeamento da cadeia vitivinícola nacional, fornecendo dados estratégicos para decisões de mercado.