301 views 2 mins

Com El Niño, agricultores devem estar atentos para o manejo no início da safra de soja 23/24

em Agronegócio
sexta-feira, 08 de setembro de 2023

O Brasil está às vésperas para o início do plantio de mais uma safra de soja. No entanto, diferentemente dos anos anteriores, este novo ciclo deverá exigir ainda mais dos agricultores após a confirmação feita pela Administração Nacional Oceânica e Atmosférica (NOAA, na sigla em inglês) de que o fenômeno climático El Niño vai atuar no clima nos próximos meses, podendo se estender até o outono de 2024. Diante deste cenário climático, os agricultores precisam se preparar para mudanças de manejo após três safras sobre a influência do fenômeno La Niña.

No Brasil, o El Niño altera o padrão de chuvas nos extremos do país, com maiores volumes no Sul, e tempo mais seco no Norte e no Nordeste. Nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, a interferência do fenômeno é principalmente sobre a temperatura, deixando a atmosfera mais quente de acordo com a Climatempo.

Frente a esses desafios, o planejamento minucioso desempenha função crucial para o sucesso da lavoura, a fim de minimizar efeitos do clima sobre a produção do grão. Neste sentido, a escolha da melhor variedade, ferramentas de controle de doenças fúngicas e soluções digitais devem fazer parte da preparação desta nova safra.

“Acreditamos que apesar de não existir um ano igual a outro, o manejo tanto neste início de safra quanto no decorrer do ciclo será diferenciado em comparação às últimas safras e as soluções de agricultura digital terão importante função para indicar os melhores momentos das aplicações nas lavouras”, comenta Ricardo Arruda, líder de Agronomia e Operações de Campo xarvio® no Brasil.