160 views 42 secs

Certificação que impulsiona práticas de ESG no agronegócio brasileiro

em Agronegócio
terça-feira, 30 de julho de 2024

O Selo Verde, também chamado de ECOSelo, é uma certificação que valida o respeito ao meio ambiente, desde a aquisição da matéria-prima até a expedição dos produtos, incluindo todas as etapas de processamento e infraestrutura da marca certificada.

Apesar de ainda ser raridade no agronegócio nacional, a conquista do selo por uma empresa reforça o crescente compromisso do setor com as boas práticas ambientais, sociais e de governança (ESG). Reconhecido por sua rigorosa avaliação, o Selo Verde destaca o desenvolvimento sustentável no meio rural e a implementação de práticas inovadoras que beneficiam o meio ambiente.

Estas práticas integradas não apenas ajudam na remediação dos impactos ambientais, como também promovem um local de trabalho justo e seguro, estabelecendo novos padrões para operações sustentáveis no setor. Além disso, o aumento da preocupação de marcas com iniciativas como essa também tem um viés mercadológico: é cada vez mais comum a cobrança de certificações ambientais para exportação de produtos, e, portanto, trata-se de uma estratégia essencial para garantir que o agro brasileiro siga ocupando posição de destaque mundial no setor.