89 views 3 mins

5 dicas para um planejamento de sucesso em 2017

em Artigos
sexta-feira, 04 de novembro de 2016

Allessandra Ferreira (*)

O pensamento estratégico é uma das principais chaves para atingir os objetivos traçados para as mais diversas áreas. Não apenas no ambiente corporativo, um planejamento bem feito também pode impulsionar conquistas nos âmbitos familiar e financeiro.

É por isso que o plano pessoal torna-se essencial para o crescimento e realização de sonhos – em todos os sentidos. Confira:

. Invista no autoconhecimento – Conhecer-se é uma maneira de diagnosticar o que precisa ser feito para chegar aos seus objetivos. Dedicar tempo e esforço para buscar a sua essência – por meio da leitura, cursos, terapia, diálogos – só traz benefícios. As pessoas precisam ampliar a percepção a respeito de si, para identificar quais as necessidades precisam ser atendidas e se sentirem confortáveis com a vida, para poderem ser elas mesmas;

. Olhe para o futuro próximo – Não pense muito a frente. Isso só fará com que perca tempo e energia, além de não trazer resultados palpáveis. Períodos menores, entre três, cinco e dez anos permitem criar o planejamento adequado para o sucesso. A primeira coisa é pensar como você quer que sua vida esteja em 2020 e, então, especificar tudo que deve ser feito impreterivelmente em 2017;

. Defina os objetivos – Tenha muito bem delineada a sua situação atual, onde quer chegar e os passos para efetivamente conquistar as metas traçadas. A dica é encontrar o que se ganha e o que se perde ao conquistar o objetivo idealizado, pois muitas vezes sabotamos nosso plano por não querer perder algo que faz parte da rotina;

. Escreva tudo – Escrever todas as etapas do planejamento torna-o mais fácil e organizado. Ao colocar no papel (ou em uma planilha) os objetivos, prazos e o plano de ação, fica mais simples monitorar passos e identificar possíveis oportunidades e riscos. Mas não fique preso: depois de um tempo é aconselhável analisar e monitorar os resultados para possíveis correções.

. Não dê um passo maior que a perna – Planos muito elaborados e de difícil execução são praticamente uma passagem direta para o fracasso, gerando frustração. Um bom planejamento é aquele possível de ser implantado dentro da realidade. Porém, caso se decepcione, não pense que tudo está perdido. A maneira mais rápida de lidar com a frustração é fazer uma análise do que impediu o objetivo de ser realizado, e, posteriormente, verificar o que foi aprendido.

(*) – É especialista em gestão estratégica, facilitação e planejamento para realização de projetos e aumento das vendas. Sócia e palestrante da AlleaoLado, empresa focada em palestras, treinamentos e planejamento.