188 views 7 mins

Lazer e Cultura 03/05/2016

em Lazer e Cultura
segunda-feira, 02 de maio de 2016

Feminino

Obra da exposição Mulheres no Universo de Brecheret.

Oito peças em mármore, com tamanhos que variam de 0,85m X 0,85m a 1,25m X 1,25 e pesam cerca de 600 kg

Comemorando 20 anos de sua fundação, o MuBE – Museu Brasileiro da Escultura revela, ao público paulista na exposição Mulheres no Universo de Brecheret, os relevos, em mármore travertino,do escultor Victor Brecheret, que decoravam um edifício da Rua XV de Novembro, no centro urbano de São Paulo . São oito peças, com tamanhos que variam de 0,85m X 0,85m a 1,25m X 1,25 e pesam cerca de 600 kg. Desaparecidos do horizonte da cidade, quando da demolição do edifício, agora retornam mostrando, não só a inigualável qualidade artística do escultor, mas a revelação da potência do feminino no seu universo criativo.

Serviço: MuBE – Museu Brasileiro da Escultura, Av. Europa, 218, Jardim Europa, tel. 2594-2601. De Terça a domingo das 10h às 19h. Entrada franca. Até 26/06.

REFLEXÃO

SERENIDADE E PACIÊNCIA: No sentido de preservar a própria paz, é indispensável nos disponhamos a manter criteriosa atenção sobre nós mesmos.  O conflito de resultados inavaliáveis pode surgir da explosão de sentimentos descontrolados; entretanto, não se obtém a paz sem esforço.  Quem acredite no imaginário valor da desinibição despropositada, no intuito de garantir o equilíbrio próprio, observe a força elétrica desorientada ou o trânsito sem disciplina.  Ninguém possui uma serenidade que não construiu. Daí, o impositivo da vigilância em nós próprios.  Não se trata de prevenção contra ninguém e sim de auto-governo.  Para semelhante realização, ser-nos-á justo enfileirar certas obrigações primordiais que se nos mostram por alicerces da consciência tranqüila.  Compreendemos que somos colocados, uns à frente dos outros, a fim de aperfeiçoar-nos.  Abracemos as iniciativas de concórdia sem esperar que determinadas pessoas venham a promovê-las.  Pelos erros alheios que claramente nos preocupem, examinemos os nossos com a sincera resolução de corrigi-los.  Não nos aborreçamos com o trabalho que a vida nos confia, de vez que, através dele, é que atingiremos a promoção justa na escala de valores da vida.  Nunca nos esqueçamos de que a eficiência não se harmoniza com a pressa, mas não se fará vista sem apoio na diligência.  Convém lembrar que os nossos ouvidos podem ser transformados em extintores do mal, todas as vezes em que o mal nos procure.  Aceitemos a realidade de que o próximo não tem a nossa formação e saibamos respeitar cada criatura na posição em que se encontre.  Em suma, a serenidade não é uma aquisição espiritual que se faça em toque de mágica e sim, através do trabalho, muitas vezes, duro e áspero da paciência em ação. (De “Calma”, de Francisco Cândido Xavier, pelo Espírito Emmanuel).

Homenagem

“Marguerite, Mon Amour”.

A vida e a obra da escritora vietnamita Marguerite Duras (1914-1996) são os pontos de partida do espetáculo “Marguerite, Mon Amour, Recital.Duras”, do Grupo Macunaíma CPT. A peça mistura episódios da vida da autora com os personagens de seus romances, que eram, em sua maioria, inspirados em pessoas reais. Dessa maneira, a realidade e a ficção se confundem.Outros temas tratados pela montagem são o estilo literário de Duras, o amor, a relação turbulenta com a mãe, o romance com um chinês, a memória, o cinema, a Indochina e a Índia, países recorrentes nas obras. Com Nara Chaib Mendes, Jui Huang, Thais Velasques, Kaio Pezzutti, Emerson Danesi, Rafaela Cassol, Fabio Martinelli e Evandro Netto.

Serviço: Sesc Pinheiros, R. Paes Leme, 195, Pinheiros, tel. 3095-9400. Quintas, sextas e sábados às 20h30. Ingressos: R$ 25 e R$ 12,50 (meia). Até 28/05.

Homenagem

Maurício Manieri

Em comemoração ao aniversário de 10 anos e em homenagem ao Dia das Mães, o Shopping Bonsucesso vai presentear seus clientes e visitantes com um lindo show acústico do cantor Maurício Manieri. O músico, que é conhecido por seu estilo romântico e sua voz rouca, promete emocionar o público com um repertório bem variado e canções que fizeram muito sucesso como “Minha menina”, “Primavera”, “Pensando em Você, “Te Quero Tanto”, “Falando Sério” e “Meu Bem Querer”. A apresentação única também contará com músicas inéditas e dançantes, que vão embalar os expectadores.

Serviço: Shopping Bonsucesso, Estrada Juscelino Kubitschek de Oliveira, 5308, Jardim Albertina, Guarulhos, tel. 2489-9690. Sexta (6) às 19H30. Entrada franca.

Concertos

Apesar de serem conhecidos na Austrália por seu relevante repertório de violão erudito, a dupla de irmãos Grigoryan Brothers tem como paixão expandir os horizontes por meio de novos arranjos, composições e estilos, como jazz, folk e música contemporânea. Não há barreiras em sua visão musical, somente novas fronteiras a serem cruzadas. O concerto proporciona uma nova dimensão para a arte do violão, raramente proporcionada no mundo da música.

Serviço: Centro Cultural Fiesp (Ruth Cardoso (SESI)), Av. Paulista, 1313, Cerqueira César, tel. 3146-7405. Sexta (6) às 17h30 e domingo (8) às 15h30.