Negócios em Pauta 07/04/2016

em Negócios em Pauta
quarta-feira, 06 de abril de 2016

A – Estimulando Talentos

A 61ª edição do Prêmio Fundação Bunge terá foco nas áreas de Ciências Agrárias e de Ciências Exatas e Tecnológicas. Em 2016, serão contemplados profissionais com trabalhos relacionados aos temas “Nutrição e Alimentação Animal” e “Infraestrutura de transportes”, respectivamente. As indicações ao prêmio poderão ser realizadas até 30 de maio pelas principais universidades e entidades científicas brasileiras que, a partir de 11 de abril, receberão da Fundação Bunge instruções de procedimento. O resultado será divulgado em 22 de julho, após a reunião do Grande Júri, realizada no TJ-SP. Serão quatro contemplados no total: dois profissionais na categoria Vida e Obra e dois em Juventude (até 35 anos). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (11) 3914 0846 ou (www.fundacaobunge.org.br).

B – Envelhecimento da População

O Congresso Brasileiro de Gerontecnologia será realizado na USP de Ribeirão Preto nesta sexta-feira (8) e sábado (9), com o tema “Novas tendências em tecnologia para o envelhecimento da população”. A programação apresentará conferências, palestras e mostra de produtos e serviços sobre o tema de desenvolvimento de produtos e equipamentos, robótica, ambientes automatizados e controlados, teleassistência e telecuidado e o uso de tecnologias digitais por idosos, entre outros. “O idoso e seu universo de necessidades e possíveis soluções da Ciência, Tecnologia e Inovação no século XXI”, por Sérgio Marcarenhas Oliveira (USP), e “Processo de Envelhecimento Ativo e Dimensões Sociais da Ciência e Tecnologia”, por Wilson José Pedro (UFSCar), serão algumas das palestras. Mais informações: (http://gerontec.wix.com/congresso).

C – Gestão da Segurança

Acontece entre os próximos dias 26 e 28, a ExpoWork – Feira Latino-Americana do Trabalho Seguro, no Anhembi. O evento objetiva tratar da gestão da segurança, redução e/ou eliminação de riscos nas atividades e ambientes laborais, erradicação de acidentes e doenças ocupacionais, vai difundir equipamentos, tecnologias, métodos e sistemas de prevenção. Ferramentas que, se utilizadas e aplicadas adequadamente, corroboram a informação de que a cada R$ 1,00 investido em segurança e saúde do trabalho, são economizados pelo menos R$ 4,00, que seriam aplicados para tentar remediar danos muitas vezes irreversíveis. É destinado a engenheiros de segurança, médicos do trabalho, enfermeiros do trabalho, técnicos em segurança do trabalho, empresários, profissionais de RH e consultores de saúde e segurança do trabalho, além de compradores, lojistas e revendas. Informações tel. 2730-0522 ou (www.expowork.com.br).

D – Temporada de Premiações

A Casa Perini comemora um início de ano repleto de reconhecimentos, em importantes premiações internacionais. O espumante Casa Perini Moscatel acaba de receber a Medalha de Prata na Finger Lakes International Wine Competition, realizada em Nova Iorque, no final de março. A competição, que contou com amostras vindas de mais de 23 países, tem um diferencial pois destina os lucros ao Camp Good Days, instituição de caridade norte-americana que beneficia crianças com câncer. Além desta premiação, o espumante à base de Moscato da Casa Perini foi o único brasileiro premiado no Texsom 2016, concurso realizado no Texas este ano. A vinícola ainda recebeu a Medalha de Prata para o Casa Perini Brut, no Vinalies Internationales, sediado em Paris. Em se tratando de uva Moscato, a Perini é a vinícola brasileira que produz o maior número de bebidas à base da variedade. Saiba mais em (www.casaperini.com.br).

E – Crowdfunding para Santa Casa

A cidade de Cruzeiro, no Vale do Paraíba, faz campanha de financiamento coletivo para resgatar sua Santa Casa. Mais de 140.000 contribuintes e moradores da região do Vale Histórico contam com o atendimento deste hospital. Com o apoio da Associação Comercial e Industrial, até o momento a campanha atingiu 29% do valor almejado. Todos os valores arrecadados ficarão em poder da plataforma de financiamento coletivo (kickante) até o momento da finalização da campanha. O detalhamento dos valores recebidos e dos montantes transferidos estão disponíveis na página do projeto e são enviados a todos os participantes para total transparência. Nenhum valor relativo às doações será transferido, movimentado, repassado ou coordenado por nenhuma esfera do poder público, pois trata-se de uma iniciativa privada para destinação de fundos para o hospital. Saiba mais no site da campanha (www.salvesantacasa.com.br).

F – Games e Tecnologia

A Insert Coin Expo (ICE), que acontece entre os dias 8 e 10 de julho em Curitiba, tem como objetivo ser mais que uma simples feira de jogos eletrônicos, buscando eliminar o tabu de que os games são apenas “coisa de adolescente”. O encontro vai mostrar também as novidades na área de tecnologia e as aplicações dos jogos na gestão das empresas, na educação e até mesmo na área da saúde. A ICE 2016 possibilitará o contato das empresas desenvolvedoras de games, consoles e outras soluções com todos os públicos, reunindo em um só lugar interessados nas diversas áreas relacionadas ao tema. É o único evento regional com apoio de grandes players mundiais e que proporciona a aproximação de consumidores, gamers ou profissionais de tecnologia, desenvolvedores e fornecedores do setor. Mais informações no site: (www.insertcoinexpo.com).

G – Mil Rótulos de Cervejas

Criado em 2004, o Mestre-Cervejeiro.com é referência nacional na promoção de todos os aspectos da Cultura da Cerveja e já marca presença em mais de 30 cidades pelo Brasil. Com um catálogo de aproximadamente 1.000 rótulos de cervejas artesanais disponíveis para as lojas trabalharem, a rede traz mais do que a experiência sensorial do consumo das cervejas, proporcionando também o aprendizado através de conteúdos divulgados por vídeos e artigos, colaboração em revistas especializadas, promoção de viagens cervejeiras e workshops para empresas e para o público. Oferece dois modelos de franquia – os formatos de loja de rua e de quiosque. Os interessados em abrir uma franquia devem preencher um rápido cadastro no site (www.mestre-cervejeiro.com/franquias) ou entrar em contato pelo email: ([email protected]).

H – Elite do Hipismo

Entre quinta-feira (14) e domingo (17), a temporada no 1º semestre na Sociedade Hípica Paulista tem seu ápice com a 45ª Copa São Paulo, o Concurso de Salto Internacional e Nacional mais antigo do país. Com duas provas internacionais, válidas pela 2ª de oito Etapas do Campeonato Brasileiro de Senior Top, o evento também computa pontos pelo ranking Longines da Federação Equestre Internacional. Computando as provas da série Nacional, serão 28 as provas de 1.10 a 1.55 metro provas para Cavalos Novos, jovens talentos, amadores profissionais, reunindo a elite do hipismo paulista e brasileiro. Apresentações de outras modalidades equestres como Atrelagem, Adestramento, Volteio, Rédeas e Equoterapia estão entre as atrações paralelas. A Hípica fica na Rua Quintana, 206 – Brooklin Novo, e terá entrada franca. Saiba mais em (www.shp.org.br).

I – Congresso de Auditoria

Entre os dias 25 e 28 de setembro, centenas de profissionais estarão reunidos na 37a edição do Conbrai – Congresso Brasileiro de Auditoria Interna, conferência que além do viés técnico e de antecipar tendências, tem se tornado um dos principais fóruns de debates sobre questões latentes como fraude, corrupção, transparência e governança. A carreira de auditor é considerada pelo mercado corporativo como fundamental na prevenção a atos ilícitos empresariais e no fortalecimento e melhoria da gestão de organizações públicas e privadas. O congresso contará com diversos keynotes speakers, entre eles, alguns dos mais renomados auditores internos do Brasil e do mundo. Serão mais de 30 painéis, com destaques em temas como: Lei Anticorrupção, compliance, auditoria governamental, prevenção a fraudes e auditoria de TI. Saiba mais no tel. 5095-4045 ou (www.conbrai.com.br).

J – Tecnologia Agrícola

Entre os dias 25 e 29 de abril, em Ribeirão Preto, acontece a Agrishow 2016 – 23ª Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação. Principal vitrine de tendências, lançamentos e inovações tecnológicos do agronegócio brasileiro, a feira contará com a participação de mais de 800 marcas que compõe a cadeia do agronegócio brasileiro e internacional. A expectativa dos organizadores é receber 160 mil visitantes do Brasil e do exterior, um público qualificado e interessado em conhecer tecnologias para o campo. Uma novidade: a venda antecipada de ingressos online, realizada por meio do site oficial da feira. O objetivo dessa nova forma de comercialização é garantir ao visitante maior agilidade em sua entrada, por meio de um acesso exclusivo, e maior comodidade. Saiva mais em (www.agrishow.com.br).

K – Ciclo de Debates

Amanhã (8), o senador Ronaldo Caiado (DEM/GO) abre o Ciclo de Debates: Vamos Mudar o Brasil, uma promoção conjunta do Núcleo de Altos Temas e da política Olho no Olho, ambos do Secovi-SP. O evento acontece na sede do Sindicato (Rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana), pontualmente às 12h00. O líder do Democratas no Senado ressalta que “ouvir a voz das ruas é obrigação dos parlamentares”. E é justamente sobre isso que o senador Caiado vai falar durante sua palestra. O Secovi-SP vai manter a realização do Ciclo de Debates: Vamos Mudar o Brasil até que se possa vislumbrar caminhos para reerguer o País. Para tanto, vai trazer personalidades alinhadas com esse objetivo. O próximo convidado é o jurista Ives Gandra da Silva Martins, que vai tratar no próximo dia 11 (segunda-feira) do tema “Impeachment por culpa grave”. Informações tel. 5591-1306.

L – Missa de Réquiem

O S.A.I.R. Príncipe Dom Luiz de Orleans e Bragança, Chefe da Casa Imperial do Brasil, a Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo, Profª Drª Nelly Martins Ferreira Candeias, e o Presidente da Casa de Portugal, Comendador António dos Ramos, convidam para a Missa de Réquiem, que farão celebrar em sufrágio da alma de D. Maria I, A Piedosa, Rainha de Portugal, Brasil e Algarves, pelos 200 anos de seu falecimento. A missa acontece amanhã (8), às 10h00, na Igreja Nossa Senhora do Brasil, no Jardim América. Na ocasião, será executada a Missa de Réquiem em ré menor, composta em 1816 para as exéquias da Rainha D. Maria I pelo Pe. José Maurício Nunes Garcia (1767-1830), Mestre da Capela Real.

M – Negócios Sustentáveis

Entre os próximos dias 12 e 15, no Anhembi, acontece a maior feira ambiental do mundo, a Pollutec Brasil, reunindo 80 expositores que mostram as últimas tendências em tecnologias e soluções ambientais, respondendo à crescente demanda do mercado brasileiro por tratamento de poluentes, otimização de recursos e desenvolvimento sustentável. Também estão previstos eventos paralelos que agregarão conhecimento técnico e capacitação profissional a profissionais de diversos setores. A feira, destaque pelo seu caráter internacional, terá empresas da França, Bélgica, Áustria, Holanda, Estados Unidos, Itália, Alemanha, Reino Unido e China. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site (www.pollutec-brasil.com).

N – Ciência Avançada

Entre os dias 17 e 29 de julho, a Unicamp sedia a São Paulo School of Advanced Science on Nanophotonics, realizada com o apoio da Fapesp no âmbito do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada. Em paralelo será realizada a 15ª Jorge Andre Swieca School on Nonlinear and Quantum Optics, evento bianual da Sociedade Brasileira de Física. Serão selecionados 50 estudantes brasileiros e outros 50 estrangeiros, da graduação ao pós-doutorado, para participar da programação conjunta, com aulas ministradas por especialistas de instituições do Brasil e de diversos países e cursos práticos nas áreas de nanofotônica, óptica não linear e óptica quântica. Mais informações em (sites.ifi.unicamp.br/spsasnano).