145 views 3 mins

Chernobyl ainda é um perigo

em Tecnologia
segunda-feira, 22 de dezembro de 2025

A usina nuclear de Chernobyl está localizada na região de Kiev, no norte da Ucrânia, perto da fronteira com Belarus. Ali, em 1986, aconteceu o maior desastre nuclear da história, quando um reator explodiu. À época, a Ucrânia fazia parte da União Soviética.

Vivaldo José Breternitz (*)

Logo após o desastre, o governo soviético construiu um “sarcófago” de concreto para confinar o material radioativo que vazava do reator que explodira para a atmosfera; era uma solução de emergência.

Em 2016 foi concluída uma estrutura, conhecida como NSC, que pretende oferecer uma proteção maior, resistindo não só à radiação, mas também a umidade, calor e até mesmo a tornados. Ela é construída principalmente com aço e concreto e se assemelha a um gigantesco hangar, pesando quase duas mil toneladas.

Embora a radiação em Chernobyl não seja uma ameaça tão grande quanto era em 1986, um estudo de 2021 confirmou que o combustível do reator destruído ainda estava em combustão “como brasas em uma churrasqueira”, segundo um dos autores.

No entanto, no início de 2025, um drone utilizado pelas forças que combatem na região, acabou atingindo e danificando o teto da NSC – não se acredita que tenha sido um ataque à instalação, porém um relatório da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) afirma que a mesma perdeu parte de suas funções, mas que, felizmente, a estrutura permanece intacta.

Reparos temporários foram realizados, mas a restauração total é essencial para evitar maior degradação e garantir a segurança nuclear no longo prazo, declarou Rafael Grossi, diretor-geral da AIEA, em um comunicado à imprensa; infelizmente a solução mais permanente deverá ser implementada apenas após o fim da guerra.

“A AIEA, que tem uma equipe permanente no local, continuará a fazer tudo o que puder para apoiar os esforços para restaurar totalmente a segurança nuclear e a proteção em Chornobyl”, afirmou Grossi no comunicado.

O caso deve servir de alerta àqueles que, apressadamente, propõem utilizar energia nuclear para gerar a eletricidade necessária aos data centers voltados à inteligência artificial, inclusive pretendendo fazer voltar à atividade instalações obsoletas como a de Three Mile Island, palco do pior acidente nuclear da história dos Estados Unidos.

Esse acidente ocorreu em 1979, quando vazamento de material radioativo gerou aumento de casos de câncer e outros problemas de saúde na população próxima.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].