376 views 2 mins

Foxconn planeja a implantação de robôs humanoides em suas fábricas

em Tecnologia
quarta-feira, 25 de junho de 2025

A taiwanesa Foxconn, que tem fábricas no Brasil, em Jundiaí e Sorocaba, produz hardware para terceiros.

Vivaldo José Breternitz (*)

Agora, está planejando com a Nvidia a utilização de robôs humanoides na fábrica dessa última, localizada no Texas e dedicada à produção de servidores de IA. Caso isso se concretize, será a primeira vez que um produto da Nvidia será fabricado com o auxílio de robôs desse tipo, que estariam estreando em uma linha de produção de servidores da Foxconn.

A adoção de robôs com aparência e movimentos humanos é uma tecnologia que promete revolucionar os processos industriais; fontes que trouxeram essas informações afirmaram que ainda não está definido qual tipo de robô será usado na fábrica texana, tampouco seu visual ou a quantidade a ser empregada inicialmente.

A meta é que os robôs já estejam operando até o primeiro trimestre de 2026, quando a nova unidade iniciará a produção dos servidores Nvidia GB300. Embora as funções exatas dos robôs não tenham sido divulgadas, uma apresentação feita pela Foxconn em maio revelou que eles vêm sendo treinados para tarefas como manusear objetos, conectar cabos e executar trabalhos de montagem.

O CEO da Nvidia, Jensen Huang, declarou em março que a presença de robôs desse tipo em linhas de produção industriais será comum em menos de cinco anos. Montadoras como Mercedes-Benz, BMW e Tesla já testam ou desenvolvem seus próprios modelos, enquanto a China apoia fortemente a substituição de pessoal empregado em linhas de produção, executando tarefas repetitivas, por robôs humanoides, que vêm sendo chamados por muitos “autômatos”, uma palavra que no passado era usada para designar esse tipo de máquina.

Nem a Foxconn nem a Nvidia comentaram o assunto oficialmente.

(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor e consultor – [email protected].