O comércio eletrônico continua crescendo: cerca de um ano após anunciar uma parceria com a Hyundai, a Amazon está começando a vender carros da marca.
Vivaldo José Breternitz (*)
Já era possível comprar carros via internet, mas essa geralmente era uma experiência não muito agradável – essas operações podiam ser feitas através de sites de concessionárias, normalmente toscos, ao menos em relação ao da Amazon.
Agora, com a entrada da Amazon nesse mercado, é de se esperar que a empresa incorpore sua expertise ao processo de compra de veículos, tornando-o mais completo, embora simples, sendo possível através do portal Amazon Autos pesquisar as características do veículos a serem comprados, obter financiamento, obter indicações de interessados em negociar carros usados, adquirir serviços adicionais, como extensões de garantia e planos de manutenção etc. Fechado o negócio, basta agendar a retirada do carro novo junto a uma concessionária.
O serviço ainda tem algumas restrições: vende apenas veículos Hyundai, está disponível em 48 cidades americanas e não há a opção de leasing. Como é praxe, pode-se esperar que o serviço seja expandido para outras marcas e localidades.
Para as concessionárias, pode ser um sinal de alerta, com mais um intermediário tornando-se desnecessário.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].