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A proteção de marcas e patentes para startups

em Espaço empresarial
segunda-feira, 11 de novembro de 2024

A proteção de ativos intangíveis é um investimento que assegura a sustentabilidade e o sucesso das startups no mercado global. Valdomiro Soares, presidente da Marpa – Marcas, Patentes e Inovação, explica por que a propriedade intelectual é um pilar estratégico para startups competitivas.

No competitivo ambiente startups, a inovação é a base do crescimento e do posicionamento de mercado. Contudo, para que essa inovação se traduza em sucesso de longo prazo, a proteção de marcas e patentes é fundamental. Negligenciar essa proteção pode levar a perdas significativas, tanto em termos financeiros quanto estratégicos, além de ameaçar a identidade da empresa.

“As startups, por sua natureza, são impulsionadas pela inovação. No entanto, sem uma estratégia sólida de proteção intelectual, elas correm o risco de ver suas ideias replicadas por concorrentes, o que pode minar o crescimento e afastar investidores”, pontua Soares, ao apontar que, em um mercado cada vez mais globalizado, a rapidez com que novas tecnologias e produtos podem ser copiados e distribuídos acentua a importância da proteção de propriedade intelectual.

A proteção de uma marca, por exemplo, não apenas assegura que a empresa mantenha sua posição no mercado, mas também cria uma base sólida para expansão e colaboração estratégica. Registrar uma marca ou patentear uma tecnologia pode parecer um processo burocrático, mas é um investimento em segurança e credibilidade. Sem isso, uma empresa pode enfrentar desafios jurídicos que podem consumir recursos valiosos e comprometer anos de desenvolvimento e inovação.

Além disso, a falta de proteção também pode impactar diretamente a capacidade de uma startup de participar de fusões, aquisições ou colaborações estratégicas. Empresas com ativos de propriedade intelectual bem documentados e protegidos tendem a ser vistas como opções mais seguras e valiosas no mercado.

“O registro de marcas e patentes não apenas protege a inovação, mas também oferece um mapeamento claro dos ativos da empresa, o que é um fator-chave em avaliações e negociações”, acrescenta Soares. – Fonte: (https://www.marpa.com.br/).