48 views 2 mins

ICMC conquista bolsas para estudantes em programa que fomenta parcerias com empresas

em Tecnologia
terça-feira, 05 de novembro de 2024

Fomentar parcerias entre universidades e empresas, aproximando a pesquisa acadêmica das demandas do mercado. Esse é o principal objetivo de 25 novas bolsas de estudo que serão oferecidas para estudantes do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, a partir de 2025.

Abrangendo desde oportunidades para desenvolvimento de projetos de iniciação científica, mestrado, doutorado e pós-doutorado, as bolsas foram conquistadas pelo Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico para Inovação (MAI/DAI) do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).“Esses bolsistas desenvolverão suas pesquisas em temáticas e desafios que também são de grande interesse das empresas parceiras, fortalecendo a colaboração entre a academia e o setor produtivo”, explica o professor Ricardo Marcacini, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciências de Computação e Matemática Computacional (PPG-CCMC).

A proposta desenvolvida pelo ICMC, com a coordenação do professor, foi selecionada pela USP para concorrer a essas bolsas na primeira rodada do edital MAI/DAI do CNPq de 2024. Ele explica que, durante o desenvolvimento do projeto, houve um cuidado para escolher criteriosamente as empresas parceiras a fim de que oferecessem relevância, inovação e alinhamento com as áreas de pesquisa do Instituto, proporcionando uma relação em que todos ganham: empresas, ICMC e alunos. “Esse processo fortalece tanto as carreiras dos jovens quanto a posição do ICMC como um centro de formação, de desenvolvimento de pesquisa e inovação”, pontua Ricardo.

O Instituto conquistou cinco bolsas de iniciação científica, dez de mestrado, cinco de doutorado e cinco de pós-doutorado. Entre as empresas que devem participar da iniciativa estão: Neural Tecnologia, Tractian, OpsFactor, Birdie, ROMI S.A., Itera, BRG Computação, Humanizadas, DNA Consult e Paranoá LTDA. Junto ao CNPq, elas também fornecerão os recursos necessários para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa.

A próxima etapa é a formalização dos convênios com as empresas parceiras (https://www.icmc.usp.br/).