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Black Friday: orquestração de pagamentos é a chave para sucesso no e-commerce

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quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Estudo recente feito pela Dito CRM e a Opinion Box destaca que 55% dos consumidores já sabem o que querem comprar na Black Friday, uma das datas mais importantes do varejo. No levantamento, 43% das pessoas afirmam que pretendem gastar mais do que no ano passado.

O e-commerce é a plataforma favorita, com 43% dos indivíduos o utilizando de forma exclusiva em 2023. No entanto, mesmo com esses números animadores, o varejista precisa ter atenção. Por existirem tantos métodos de pagamentos disponíveis no mercado, o cliente pode trocar uma empresa pelo seu concorrente caso não encontre ali a sua opção favorita.

Uma pesquisa da Adobe em parceria com a PYMNTS aponta que 70% dos consumidores ouvidos afirmam que a forma de se pagar influencia bastante na hora de escolher em qual loja virtual vai efetivar uma compra. “Isso pode acarretar em um dos maiores pesadelos para os varejistas: o abandono de carrinho no e-commerce.

Nesse fenômeno, o consumidor seleciona os produtos que lhe interessam, coloca em seu carrinho virtual, mas, na hora de pagar, desiste da compra”, explica Walter Campos, general manager da Yuno, orquestradora global de pagamentos. Estudo da E-commerce Radar mostra que esse índice chega a 82% no Brasil. Além disso, dados da Yampi apontam que um dos principais motivos para que o abandono de carrinho ocorra é quando o cliente está pronto para fechar o pedido e não acha o seu método de pagamento favorito.

“Dentre os prejuízos que isso acarreta, podemos destacar a perda de receita direta, redução da taxa de conversão, impacto na reputação da marca e competitividade ameaçada”, explica Walter Campos, ao apontar um outro problema que assombra o varejo online: as compras recusadas, principalmente em situações em que o consumidor é idôneo.
De acordo com a Signifyd, cerca de 52% dos brasileiros já passaram por essa situação.

Para driblar esses problemas, Walter chama a atenção para uma nova tecnologia disponível no mercado: a orquestração de pagamentos. Com bastante tração a nível mundial, os varejistas conseguem, por meio dela, selecionar em uma única tela quais métodos de pagamento desejam oferecer para seus consumidores, tudo a um clique de distância.

“Essas plataformas também se utilizam do roteamento dinâmico, tecnologia que seleciona os melhores caminhos para que uma compra seja feita. Assim, caso uma aquisição seja negada em um provedor, o sistema realiza uma tentativa automática, aumentando as chances de aprovação”, explica o profissional, ao destacar que a solução também atua com os principais antifraudes do mercado, evitando os golpes mais comuns na data.

Com isso, os consumidores têm uma experiência aprimorada na plataforma, pois encontram ali seus métodos de pagamento favoritos e, de quebra, possuem um índice maior de compras aprovadas. Com isso, podem se tornar clientes assíduos e deixar avaliações positivas, o que, segundo levantamento Opinion Box e da Dito, é essencial para a Black Friday, já que 59% das pessoas costumam buscar por opiniões satisfatórias no Google antes de obter produtos.

Além disso, a orquestração de pagamentos permite uma expansão de um certo varejista a novos mercados, disponibilizando métodos de pagamento internacionais e até mesmo aqueles considerados bastante alternativos. Isso colabora para um mercado mais democrático. – Fonte e mais informações: (https://www.y.uno/pt-br).