No contexto competitivo atual do e-commerce, destacar-se entre outros anúncios é fundamental para garantir que os consumidores escolham entre um produto e outro.
Para auxiliar os sellers a se diferenciarem nos marketplaces, Juliana Vital, da Chief Revenue Officer na Nubimetrics, plataforma líder em fornecer dados inteligentes para vendedores online, elencou estratégias eficazes que atendem as necessidades dos clientes e garantam o bom desempenho no varejo online.
Segundo a Abcomm (Associação Brasileira de Comércio Eletrônico), o faturamento do setor no Brasil em 2023 foi de R$ 185,7 bilhões, o que evidencia a amplitude e o potencial de crescimento constante desse segmento ainda neste ano.
Ao olhar para a categoria em que atua o vendedor de e-commerce deve observar os concorrentes não como uma ameaça, mas como fonte de ideias, informações e de conhecimento sobre o mercado. Ao avaliar desta forma, executando um benchmark, ele passa a enxergar tendências, estratégias e a aplicar táticas que podem conquistar e fidelizar o cliente, aumentando as chances de retenção e lucratividade.
. Cuide da reputação da sua loja online – No e-commerce, a qualidade do serviço prestado, comentários e avaliações são fontes de informação para novos compradores. Por isso, a especialista indica que manter o nível de atendimento e de relacionamento com os consumidores é uma maneira de conquistar outros usuários que estejam procurando pelos mesmos itens.
A atenção aos defeitos no produto e ao prazo de entrega, atendendo às solicitações dos compradores com clareza e cuidado, é um fator que se reflete em boas notas e recomendações na esfera online. O relacionamento com o cliente deve ser trabalhado continuamente. Acompanhar os contatos nas plataformas, entender em profundidade a demanda que reporta o cliente, cuidar da qualidade da informação, tudo isso é um dever dos sellers.
. Cuide dos anúncios – O posicionamento é fundamental para a visibilidade dos produtos, por isso, os vendedores de marketplaces devem estar atentos a suas publicações, aplicando palavras-chave em títulos, descrições e fichas técnicas.
Além de fornecer informações completas sobre especificações, medidas, materiais, cores, marcas dos itens e, principalmente, destacar características que são decisivas para a compra. Entender em profundidade a dinâmica da categoria, conhecendo a demanda, resultados e estratégia da concorrência são passos essenciais para melhorar a performance.
. Visualização do portfólio – Um anúncio completo conta com imagens de qualidade que demonstram com precisão o item comercializado. Elas retêm a atenção dos compradores. Para satisfazer o público, acrescente boas fotos e de ângulos diferentes.
. Melhore os preços – O valor é um grande fator para que a compra se concretize. A especialista aponta a necessidade do vendedor conhecer profundamente a dinâmica de cada categoria em que possui produtos a venda.
Quando você entende o processo, significa que conhece a demanda, sabe o que os consumidores estão buscando, possui visibilidade do posicionamento da concorrência, entende quais são os pontos importantes para posicionar e converter bem na categoria.
Com esse conjunto de ações fica muito mais assertivo precificar, muitas vezes não é só um preço baixo, depende da evolução da categoria, se você encontrar um nicho de demanda desassistida, o preço não é o fator principal, você tem margem para rentabilidade, por exemplo. Tudo é uma dinâmica, que será diferente para cada categoria e produto.
Como parte desse modo de proceder, temos também as opções de pagamento, analisar e diversificar de acordo com a necessidade do cliente é importante, incluindo o PIX e mantendo os meios tradicionais, como os cartões de crédito e boleto. O parcelamento sem juros também é uma opção que agrada e engaja o consumidor em produtos de ticket médio mais alto.
. Envio grátis – Por fim, definir prazos e garantir que eles sejam respeitados, é crucial nos marketplaces; o frete grátis e a entrega rápida, principalmente no mesmo dia, são oportunidades para cativar e captar novos perfis, assim como fidelizar os antigos.
“A Inteligência Artificial tem colaborado muito para que os vendedores de e-commerce identifiquem as necessidades dos compradores, justamente pela nossa capacidade de analisar a dinâmica de cada categoria e comparar seus resultados com o mercado, permitindo assim que estratégias qualificadas sejam definidas”, finaliza Juliana. – Fonte e mais informações: (www.nubimetrics.com/br).