97 views 6 mins

Cresce no mercado o modelo de trabalho com Staff Loan e profissionais terceiros e temporários

em Destaques
terça-feira, 15 de outubro de 2024

Os modelos de contratações Staff Loan ou “empréstimo de mão de obra”, terceiros ou temporários, estão se destacando como uma solução moderna e eficaz para o mercado de trabalho, beneficiando tanto as companhias quanto os talentos envolvidos em um ambiente dinâmico e em constante transformação.

Um formato flexível de contratação permite que ambos se adaptem rapidamente às variações do mercado, otimizando recursos e mantendo a produtividade.
Para as corporações, a opção oferece uma maneira eficiente de contratar especialistas para projetos específicos, proporcionando flexibilidade e agilidade na alocação de talentos.

Em vez de comprometer-se com contratações permanentes, as organizações podem atender a demandas pontuais e estratégicas com rapidez, resultando em otimização de custos e maior produtividade. Esse modelo também permite que as empresas se adaptem às mudanças do mercado sem sacrificar a qualidade ou a eficiência.

Por outro lado, para os especialistas, surgem novas oportunidades de diversificação e desenvolvimento de carreira. Aqueles que buscam flexibilidade e novos desafios podem se beneficiar ao trabalhar em projetos variados e em diferentes ambientes organizacionais. Essa abordagem oferece a chance de adquirir novas habilidades, expandir a rede de contatos e encontrar um equilíbrio saudável entre vida pessoal e profissional.

Além disso, para muitos, especialmente para a geração mais jovem, as contratações temporárias e terceirizadas alinham-se melhor com suas expectativas de trabalho e estilo de vida. De acordo com uma pesquisa realizada pela Assigna, empresa do Talenses Group voltada ao recrutamento de terceiros e temporários, em 2020 houve um aumento de 20% na adoção do Staff Loan em relação ao ano anterior.

“A pandemia de COVID-19 acelerou a adoção deste modelo, que demonstrou ser uma solução eficiente para garantir a continuidade dos negócios em tempos de incerteza. Durante a pandemia, muitas organizações perceberam que ter um especialista por tempo determinado pode ser produtivo, eficiente e econômico”, analisa Fernando Pedro, diretor geral da Assigna.

  • Áreas do mercado possuem a maior demanda por Staff Loan:
  • Controladoria: contabilidade e auditoria
  • Finanças: contas a pagar e a receber, tesouraria, faturamento, crédito e cobrança
  • Fiscal: impostos federais/ estaduais/municipais, planejamento tributário e recuperação
  • Tecnologia da Informação: programação, suporte, desenvolvimento, segurança, qualidade de software e testes
  • Recursos Humanos: folha de pagamento, treinamento, recrutamento e seleção
  • Jurídico: jurídico trabalhista.

Essas modalidades não beneficiam apenas as companhias; são também oportunidades valiosas para aqueles que buscam flexibilidade e diversificação em suas carreiras. Ainda de acordo com o levantamento, 56% dos entrevistados indicaram a oportunidade de aprender diferentes metodologias de trabalho como uma vantagem do modelo Staff Loan.

Outros 75% afirmam que a dinamicidade do modelo de contratação permite atuar em diversas empresas, de diferentes portes, segmentos e culturas. O diretor geral da Assigna reforça ainda que as dinâmicas são mais rápidas e as contratações terceiras e temporárias podem ir ao encontro das expectativas dessa geração no ambiente de trabalho.

“Essa abordagem não só atende às expectativas dos jovens, que valorizam o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, mas também oferece oportunidades para aqueles com mais experiência que desejam se manter ativos no mercado sem o compromisso de um vínculo de longo prazo”, conclui o executivo.

Confira dez casos em que a alocação do profissional especializado por prazo determinado ou indeterminado pode ser utilizado:

  1. Cobertura de férias, licença-maternidade ou atestados de saúde concedidos por um longo período – terceiros não entram nesses casos.
  2. Em momentos em que a empresa passa por reestruturação (abertura de capital, fusões e aquisições, empresa saindo ou entrando no País)
  3. Em momentos em que a empresa precisa criar áreas ou contratar pessoas de forma extremamente ágil.
  4. Para projetos financeiros e de conciliações contábeis.
  5. Para implementação ou parametrização de ERP
  6. Para implementação de normas e obrigações fiscais.
  7. Para implementação e estruturação de CSC
  8. Para estruturação de processos da área jurídica ou para áreas de tecnologia.
  9. Para estruturação de processos da área de folha de pagamento e HR.
  10. Quando a empresa é recém-chegada no Brasil – Fonte e mais informações, acesse: (https://assigna.com.br/home).