A Amazon anunciou na semana passada que vai passar a utilizar uma tecnologia baseada em inteligência artificial para agilizar seus serviços de entrega.
Vivaldo José Breternitz (*)
Utilizando visão computacional, um campo da inteligência artificial que permite aos computadores “ver” e interpretar o mundo visual da mesma forma que os humanos, a tecnologia, batizada Vision-Assisted Package Retrieval (VAPR) projeta sobre os pacotes um círculo verde, indicando quais devem ser entregues em um dado endereço. Há também uma indicação sonora que alerta o entregador se ele selecionou todos os pacotes a serem entregues naquele endereço.
A Amazon afirma que o VAPR está em desenvolvimento desde o início de 2020, e busca superar problemas como iluminação e restrição de espaço nos veículos que fazem as entregas.
O VAPR está programado para, a princípio, ser instalado em mil das vans elétricas Rivian da gigante varejista até o início de 2025. O testes realizados até o momento mostraram que o tempo de parada em cada endereço, atualmente oscilando entre dois e cinco minutos, deve ficar abaixo de um minuto.
Esse ganho pode parecer pequeno, mas se levarmos em conta que 390 mil entregadores prestam serviços à Amazon, utilizando mais de 100 mil vans, fica claro haverá rápido retorno do investimento feito para desenvolver e implantar o VAPR.
(*) Doutor em Ciências pela Universidade de São Paulo, é professor, consultor e diretor do Fórum Brasileiro de Internet das Coisas – [email protected].