Com o objetivo de incentivar a participação da juventude no agronegócio paulista, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo elabora um decreto para instituir o programa Agro Jovem, que prevê políticas públicas para integrar as novas gerações ao campo.
Reduzir o êxodo rural e garantir a sucessão familiar é um desafio enfrentado pelo setor agrícola há décadas, especialmente no que diz respeito à participação da juventude rural. O programa da SAA surge como uma resposta estratégica e necessária para integrar as novas gerações na atividade agropecuária.
Estamos falando da força de trabalho de quase 2,5 milhões de jovens entre 15 e 29 anos no Estado de São Paulo, segundo o censo de 2022 do IBGE, uma parte da população que possui maior vocação com as novas tecnologias. “O foco do programa é aproximar esses jovens da realidade atual do agronegócio. Também é uma via de mão dupla para a juventude, que terá no agro carreiras promissoras, um setor econômico relevante e grande gerador de postos de trabalho”, ressalta Guilherme Piai, secretário de Agricultura e Abastecimento de SP.
Para implementar o programa, o Governo de SP pretende se aproximar dessa importante parcela da população.