136 views 3 mins

Fusões e aquisições: assessorias de investimentos seguem tendência

em Mercado
quarta-feira, 18 de setembro de 2024

A competitividade no mercado de assessorias de investimentos tem levado as empresas a buscarem diferenciação para se destacarem das concorrentes, em meio à competitividade crescente. Felippe Pires, sócio da Veritas M&A, consultoria do mercado financeiro, observou essa nova tendência no setor: a diferenciação por qualidade e serviços exclusivos.

“Temos visto uma nova onda de qualidade de serviço. A diferenciação agora será cada vez mais centrada na excelência de serviços”, afirma Pires. “Esse foco na qualidade está estreitamente ligado à pauta de fusões e aquisições (M&A), pois envolve a construção de uma estrutura robusta para suportar operações, incluindo governança, processos e tecnologia”, acrescenta.

Pires ressalta que um grande número de empresas estão buscando avançar nessas áreas e, muitas vezes, isso é alcançado por meio de fusões ou aquisições, seja para obter complementação ou para fortalecer a estrutura existente. “Os escritórios de assessoria têm seus próprios perfis – alguns são mais voltados para o private, outros para o varejo ou mercado de capitais. Essa diversidade cria complementaridade entre as operações”, explica.

. Movimentação no setor deve somar R$ 500 bilhões – O segundo trimestre de 2024 registrou um aumento significativo nas fusões e aquisições de empresas. De acordo com a pesquisa da KPMG, no segundo semestre de 2024, o Brasil registrou um aumento de 17% em relação ao mesmo período no ano passado, em que foram contabilizadas 365 negociações.

No mercado financeiro, Pires confirma também de aquecimento dos M&A, que devem continuar a crescer, com um aumento no número de transações e consolidações previstas. O volume de custódia movimentada nessas transações é significativo, estimado em torno de R$ 500 bilhões até o próximo ano. “Conversamos com diversos gestores e recebemos mandatos durante a Expert. Muitas operações que estavam estagnadas devem acelerar e se integrar a empresas com estruturas mais robustas ou que estão em expansão”, destaca Pires.

Outra tendência é o crescimento das corretoras em novas linhas de negócio além dos investimentos tradicionais. A expansão em consultorias e multifamily offices, bem como a ênfase em wealth management, tem sido percebida . “Observamos um grande crescimento nesse setor, e a XP, por exemplo, reconheceu essas iniciativas com premiações. A presença no mercado de wealth management tem se fortalecido”, acrescentou. Mais informações: (https://www.veritas.law/).