72 views 6 mins

Conheça 10 vantagens para o consumidor investir na própria geração de energia solar

em Destaques
sexta-feira, 13 de setembro de 2024

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou na última sexta-feira (30) que a conta de luz ficará mais cara no mês de setembro com a bandeira tarifária vermelha nível 2, que acrescenta um valor extra de R$ 7,87 a cada 100 KWh consumidos. Uma alternativa para fugir dos impactos das bandeiras tarifárias é geração própria de energia solar, que traz benefícios não apenas econômicos, como também ambientais.

Com a economia nas contas de energia, a valorização do imóvel e a contribuição para um futuro sustentável, a energia solar se apresenta como uma solução inteligente e vantajosa para os desafios energéticos modernos – e o melhor de tudo: acessível para a maioria das casas, basta ter espaço no telhado.

De acordo com o IBGE, existem aproximadamente 60 milhões de residências no Brasil e hoje apenas cerca de 3% usufruem dos benefícios de gerar sua própria energia solar. Marcelo Ribeiro, CEO da Gradiente Solar, empresa recém-lançada pela Gradiente para democratizar o acesso à energia solar no Brasil, lista 10 vantagens para o consumidor ou pequeno empreendedor investir na própria geração de energia. Confira:

  1. – Economia imediata na conta de energia – Com uma instalação que leva, em média, dois dias, é possível conectar a usina solar à rede da concessionária, e passar a gerar a própria energia, deixando de ter gastos com a conta de luz. Este valor economizado, a longo prazo, não só paga o investimento inicial, mas também oferece energia praticamente gratuita após a quitação do sistema. É uma solução que garante economia contínua e estabilidade financeira.
  2. – Flexibilidade no pagamento – Que tal trocar uma despesa fixa por um investimento? Ao contrário do que se imagina, a instalação de uma usina solar própria não é algo inacessível e caro. Há hoje financiamento facilitado, em até 120 vezes, que permite manter uma parcela semelhante ao valor pago por mês na conta de luz, porém para a aquisição de um sistema solar que irá gerar energia por mais de 25 anos.
  3. – Proteção contra aumentos tarifários – Com a crescente inflação das tarifas de energia e as variações das bandeiras tarifárias devido a crises hídricas, a energia solar atua como um seguro contra esses aumentos. Ter a própria usina solar protege dos impactos financeiros das flutuações tarifárias, garantindo previsibilidade.
  4. – Valorização do imóvel – A presença de um sistema de energia solar pode aumentar significativamente o valor do seu imóvel. Investidores e compradores potenciais valorizam propriedades com soluções sustentáveis e de baixo custo operacional, tornando a energia solar um atrativo adicional para o mercado imobiliário.
  5. – Ajuda o meio ambiente – Optar pela energia solar é uma escolha consciente em prol do meio ambiente. Ao gerar a própria eletricidade, se reduz a dependência de fontes fósseis, contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e minimizando seu impacto ambiental.
  6. – Alívio para o sistema de distribuição – Uma usina solar própria ajuda a aliviar a sobrecarga nos sistemas de distribuição de energia elétrica. Ao gerar e consumir energia localmente, a demanda sobre as redes elétricas é reduzida e contribui para um sistema mais eficiente e sustentável.
  7. – Baixa Manutenção – Diferente de outros sistemas de geração de energia, uma usina solar não possui partes móveis e, portanto, requer pouca manutenção. A durabilidade e a confiabilidade dos equipamentos garantem que a manutenção seja mínima, o que reduz custos e preocupações ao longo dos anos.
  8. – Economia extra com migração de sistemas de gás para elétrico – Além de reduzir os custos com eletricidade, a usina solar pode permitir uma economia adicional ao substituir sistemas a gás por opções elétricas. Aquecedores, fogões e fornos elétricos podem se tornar mais econômicos e eficientes, aproveitando a energia gerada pelo seu sistema solar.
  9. – Durabilidade longa e com garantia – Os equipamentos solares são projetados para oferecer longa durabilidade – de mais de 25 anos – e vêm com garantias extensas diretamente dos fabricantes. Essa robustez garante a longevidade e o desempenho eficiente do sistema, proporcionando segurança e confiança no seu investimento.
  10. – Backup para falta de energia – Para garantir uma fonte de energia contínua, mesmo em casos de falta de eletricidade, é possível integrar baterias ao seu sistema solar. Esse recurso de backup assegura que você tenha energia disponível quando necessário, aumentando a autonomia e a segurança do seu sistema energético. – Fonte e mais informações: (https://gradientesolar.com.br/).