42 views 3 mins

Lançamento não deve ser única fonte de receita de negócios digitais

em Negócios
segunda-feira, 09 de setembro de 2024

O mercado digital é cheio de oportunidades, já que, considerando apenas o cenário brasileiro, 88% da população de 10 anos ou mais utilizam a internet, segundo dados da Pnad TIC 2023. Boa parte desses 164,5 milhões de conectados também podem se tornar clientes, o que obriga os empreendedores digitais a explorarem constantemente as melhores possibilidades para alavancar negócios e gerar receitas.

Segundo Reinaldo Boesso, especialista financeiro e CEO da TMB, fintech especialista em pagamento através de boleto parcelado, muitos empreendedores digitais estão apoiados apenas em “lançamentos”, modelos que usam estratégias de marketing para promover e vender produtos ou serviços através da internet. “Esses lançamentos normalmente envolvem a criação de uma série de conteúdos, como vídeos, webinars, e-mails e postagens em redes sociais, que são distribuídos em etapas ao longo de um período de tempo específico”, explica.

Muito populares no marketing digital, os lançamentos costumam dar bons resultados, porém, não oferecem previsibilidade de ganhos. “Um dos grandes problemas de quem trabalha exclusivamente com lançamentos é a falta de previsibilidade de quanto o negócio vai receber. E, neste caso, o negócio tem custos mensais como ferramentas, equipe, verba de tráfego, sem contar tudo que é preciso investir para fazer um lançamento rodar”, avalia Reinaldo.

Existe um grande problema do ponto de vista financeiro quando o empreendedor digital aposta em uma única fonte de renda sem a garantia de que vai ter o retorno desejado. É preciso realizar uma gestão que considere outras formas de conseguir receita. Pense em qual conteúdo ou produto você poderia oferecer de forma recorrente ao seu cliente e o que poderia ser uma assinatura garantindo fluxo de receita previsível.

Boesso cita como exemplo de sucesso o case das assinaturas de vinhos. Com essa ideia, os empreendedores do setor passaram a ter previsibilidade de vendas sem ter que depender do cliente tomar uma nova decisão de compra todo mês. Isso porque ele vai continuar recebendo os produtos e pagando até que decida cancelar. Uma gestão financeira de sucesso deve considerar mais de uma possibilidade para fazer dinheiro.

A grande lição é que não é preciso escolher entre um modelo e outro. É possível oferecer lançamentos e ganhar com eles, mas também oferecer outras alternativas que gerem receita, assim como, com relação a meios de pagamento, é possível oferecer tanto o cartão de crédito quanto o boleto parcelado.

“A realidade é que o empreendedor que sabe ampliar as formas de ganho é quem realmente vai conseguir alavancar o negócio e ter sucesso”, finaliza Reinaldo Boesso. – Fonte e outras informações: (https://www.tmbeducacao.com.br/).