Como otimizar os processos de contratação e aumentar as chances de encontrar o profissional certo? Esse é um dos principais desafios dos gestores e times de RH, em meio às mudanças no mundo do trabalho e rotatividade de profissionais.
Mesmo nesse contexto tão subjetivo, que é a escolha de um talento, o uso da IA vem ganhando espaço devido ao seu poder de otimizar atividades rotineiras do cotidiano e do trabalho, auxiliando na busca por candidatos adequados.
Para Christian Pedrosa, fundador e CEO da DigAí, empresa que facilita processos seletivos com uso de inteligência artificial, é pouco provável que a equipe de recursos humanos consiga realizar entrevistas com todos os postulantes a determinada vaga, por exemplo. É onde entra a ideia de utilizar a IA para agilizar algumas etapas.
“Observamos empresas com alta demanda para contratar, reter e engajar talentos. A IA pode auxiliar na análise de currículos, por exemplo, dando agilidade ao recrutador nas primeiras fases do processo e deixando tempo livre para ações estratégicas — além de fomentar a equidade, evitando decisões enviesadas e permitindo que pessoas mais diversas possam ser ouvidos”, explica.
Entre as diversas funcionalidades da IA no RH, é possível fazer o uso de sistemas que fazem entrevistas de emprego com os candidatos a partir de perguntas selecionadas pelos recrutadores, o que ajuda os times a afunilar a seleção. O mercado também já disponibiliza acesso a ferramentas de análise de satisfação dos colaboradores, coletando informações para gerar engajamento de equipe.
Além disso, os profissionais de RH podem usar chatbots para trazer respostas padronizadas e tirar dúvidas comuns. A partir das primeiras análises feitas pela IA, o departamento pessoal coleta insights preliminares sobre os candidatos e consegue traçar uma estratégia mais eficiente para as demais etapas do processo seletivo.
Também fica fácil de entender que profissionais têm as skills necessárias para preenchimento da vaga, dependendo da maneira como respondem às entrevistas. O uso de sistemas com base IA também auxilia a enviar feedbacks mais rapidamente, já que o alto número de inscritos costuma ser alto.
“A tecnologia vem trazendo novas reflexões sobre a rotina desses profissionais e corroborando para o andamento das atividades das organizações. A prospecção de mercado é que a inteligência artificial seja parte do suporte às empresas em segmentos diversos, inclusive no recrutamento”, finaliza. – Fonte e outras informações: (https://www.digai.ai/pt-BR).